SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue3Satisfaction with physical and social surroundings and the habit of smoking cigarettes in the metropolitan area of Belo Horizonte, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Epidemiologia

Print version ISSN 1415-790X

Abstract

MAURICIO, Herika de Arruda  and  MOREIRA, Rafael da Silveira. Condições de saúde bucal da etnia Xukuru do Ororubá em Pernambuco: análise multinível. Rev. bras. epidemiol. [online]. 2014, vol.17, n.3, pp.787-800. ISSN 1415-790X.  http://dx.doi.org/10.1590/1809-4503201400030017.

Objetivo:

Analisar a condição de saúde bucal do povo indígena Xukuru do Ororubá na faixa etária de 10 a 14 anos, de Pernambuco, Brasil.

Método:

Estudo de corte transversal de base populacional desenvolvido nos limites da Terra Indígena Xukuru no período de janeiro a março de 2010. Foram realizados exames bucais em uma amostra de 233 indígenas. Utilizou-se o programa estatístico SPSS 13.0® para análise descritiva dos dados. Posteriormente, para medir o efeito dos fatores associados à ausência de cárie, foram testados modelos log-lineares de Poisson multiníveis com o auxílio do programa estatístico MLwiN 2.02®.

Resultados:

Através dos exames bucais foi identificado Índice CPO-D médio de 2,38 (±2,62). Entre todos os indivíduos examinados, 26,61% apresentaram-se livres de cárie. A análise múltipla revelou associação negativa da ausência de cárie com as variáveis: maior média de habitantes por domicílio nas aldeias, maior número de moradores por domicílio, maior idade, sexo masculino, não saber ler e escrever e muito insatisfeito/insatisfeito com os dentes/boca. Já as variáveis maior renda per capita, não deixar de dormir devido a problemas bucais, nunca ter ido ao dentista, não ocorrência de dor de dente e não necessitar de tratamento odontológico apresentaram associação positiva com a ausência de cárie.

Conclusão:

A ausência de cárie está associada a aspectos contextuais e individuais do povo indígena Xukuru do Ororubá na faixa etária de 10 a 14 anos.

Keywords : Índios sul-americanos; Saúde de populações indígenas; Saúde Bucal; Inquéritos de Saúde Bucal; Índice CPO; Análise multinível.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )