SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Tempo médio para a alta fonoaudiológica a partir de três modelos com base fonológicaDesempenho ortográfico de escolares do 2º ao 5º ano do ensino particular índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista CEFAC

versão On-line ISSN 1982-0216

Resumo

MOTA, Helena Bolli et al. Desempenho de adultos não-letrados em avaliação das habilidades em consciência fonológica. Rev. CEFAC [online]. 2012, vol.14, n.2, pp.249-253.  Epub 30-Set-2011. ISSN 1982-0216.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462011005000102.

OBJETIVO: verificar o desempenho das habilidades em consciência fonológica em adultos não-letrados e compará-lo com o de adultos letrados. MÉTODO: 31 adultos, ambos os sexos, divididos em não-letrados e letrados, submetidos à Prova de Consciência Fonológica. RESULTDOS: o desempenho dos adultos não-letrados foi insatisfatório e inferior ao dos letrados; os dois grupos apresentaram desempenho inferior em tarefas fonêmicas; em apenas dois subtestes não foi encontrada diferença estatisticamente significante entre os grupos. CONCLUSÃO: o desempenho inferior dos adultos não-letrados, especialmente nas tarefas fonêmicas, pode decorrer do fator escolaridade, pois não dominam o código alfabético.

Palavras-chave : Testes de Linguagem; Educação; Lingüística.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons