SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue5Functional characterization of facial mimicry in facial paralysis of face trauma: a clinical case reportThe connectionist paradigm applied to language researches author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista CEFAC

On-line version ISSN 1982-0216

Abstract

COSTA, Juliana Cunha da; GIUSTTI, Schirley Aparecida; MUROFUSE, Ieda Satiko  and  GUMZ, Anely Lea. Acesso ao serviço de fonoaudiologia: a implantação do acolhimento no município de Toledo - PR. Rev. CEFAC [online]. 2012, vol.14, n.5, pp. 977-983.  Epub Jan 31, 2012. ISSN 1982-0216.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462012005000007.

TEMA: para inserir o acolhimento nos serviços de saúde, é preciso desenvolver formas de receber a população; respeitando os diferentes modos de como o usuário procura ajuda. Desta forma, o presente trabalho é um relato de experiência, que teve por objetivo agilizar o acesso ao serviço de Fonoaudiologia, bem com escutar e dar respostas mais adequadas aos usuários. PROCEDIMENTOS: como forma de estruturar o acesso foi realizada a implantação das práticas de acolhimento na porta de entrada ao serviço de Fonoaudiologia do município de Toledo, no Paraná. Para a realização do acolhimento foram estabelecidos dois momentos. O primeiro referiu-se a lista de espera de usuários que necessitava ser conhecida e no momento posterior, os novos usuários escolheram entre dias e horários fixos, como forma de entrada no serviço de Fonoaudiologia. Em alguns encontros houve também a participação de enfermeiro, psicólogo e assistente social. RESULTADOS: ofereceu-se aos usuários melhor acesso ao atendimento fonoaudiológico, proporcionou o enriquecimento da relação profissional/usuário, à adequação dos procedimentos terapêuticos e esclarecimentos quanto ao funcionamento do serviço. CONCLUSÃO: a implantação do acolhimento na porta de entrada ao serviço de Fonoaudiologia agilizou o acesso da população, assim como escutar implica em respeitar as demandas do usuário.

Keywords : Acolhimento; Acesso aos Serviços de Saúde; Fonoaudiologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese