SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3Impact of the speech sound disorders: family and child perceptionPressure and resistance of the lips in subjects with and without occlusal change author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista CEFAC

Print version ISSN 1516-1846On-line version ISSN 1982-0216

Abstract

ZUANETTI, Patrícia Aparecida; LAUS, Maria Fernanda; ALMEIDA, Sebastião de Sousa  and  FUKUDA, Marisa Tomoe Hebihara. Subnutrição precoce como causa de alterações em habilidades do processamento fonológico. Rev. CEFAC [online]. 2019, vol.21, n.3, e19018.  Epub July 01, 2019. ISSN 1516-1846.  http://dx.doi.org/10.1590/1982-0216/201921319018.

Objetivo:

analisar se a subnutrição sofrida por crianças nos primeiros anos de vida afetou suas habilidades de consciência fonológica, memória de trabalho fonológica e desempenho escolar.

Métodos:

participaram crianças com histórico de subnutrição moderada/grave nos primeiros anos de vida (G1) que foram recuperadas nutricionalmente (n = 15). O desempenho desse grupo (G1) em diversas tarefas cognitivas (consciência fonológica no nível da sílaba e do fonema, memória de trabalho fonológica - repetição de dígitos e de pseudopalavras, atividades de leitura, escrita e cálculo aritmético) foi comparado, ao desempenho de crianças com dificuldades escolares (G2) (n = 15) e sem dificuldades escolares (G3) (n = 15), todas eutróficas desde o nascimento.

Resultados:

observou-se pior desempenho (diferença estatística significante) de G1 em relação aos outros dois grupos em todas as tarefas avaliadas (pontuação média do G1, G2 e G3 e p-valores: Consciência fonológica: 31, 41, 57 - 0.01; Repetição de dígitos ordem direta: 18, 23, 28 - 0.001; Escrita: 4,10,22 - 0.001; Leitura: 26, 45, 65 - 0.001; Aritmética: 4, 7, 11 - 0.001).

Conclusão:

os resultados evidenciaram que a subnutrição em idade precoce afetou o desenvolvimento cognitivo (habilidades de consciência fonológica e memória de trabalho fonológica) e, por consequência prejudicou o desempenho acadêmico.

Keywords : Desnutrição; Linguagem Infantil; Memória de Curto Prazo; Aprendizagem; Cognição.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )