Acessibilidade / Reportar erro

Modelo lógico operacional do programa de conservação auditiva do trabalhador

RESUMO

Objetivo:

validar o conteúdo de um modelo lógico operacional de programas de conservação auditiva.

Métodos:

pesquisa documental e metodológica, na qual o modelo lógico foi avaliado por dez especialistas em audiologia, mediante análise das atividades desenvolvidas na implantação do programa de conservação auditiva. Os componentes foram analisados segundo fórmula que determina o índice de validação de conteúdo por item, e o modelo lógico operacional, como um todo, segundo a fórmula de validação de conteúdo por nível de escala. Os itens foram considerados válidos quando alcançaram mais de 80% de concordância entre os participantes.

Resultados:

o Modelo Lógico Operacional foi estruturado em 04 (quatro) dimensões, a saber: (1) Gestão; (2) Controle Ambiental; (3) Atenção à Saúde Auditiva; (4) Avaliação da Eficácia e Eficiência. Cada dimensão corresponde a um conjunto de atividades, nomeadas como processos, e seus respectivos resultados esperados. Para estrutura do programa foram elencados recursos materiais, recursos organizacionais e recursos humanos, considerando o conjunto de dimensões do programa.

Conclusão:

o modelo lógico operacional proposto e seus componentes mostraram-se válidos em sua relevância e compreensibilidade, oferecendo subsídios e aplicabilidade na avaliação da eficácia e eficiência do programa.

Descritores:
Estudos de Validação; Avaliação de Programa; Perda Auditiva Induzida por Ruído

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br