SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.123 issue2Type 2 diabetes: prevalence and associated factors in a Brazilian community - the Bambuí health and aging studyHomeopathy and acupuncture teaching at Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo: the undergraduates’ attitudes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Sao Paulo Medical Journal

Print version ISSN 1516-3180

Abstract

BALLESTER, Dinarte Alexandre; FILIPPON, Ana Paula; BRAGA, Carla  and  ANDREOLI, Sérgio Baxter. O médico generalista e os problemas de saúde mental: desafios e estratégias para a educação médica. Sao Paulo Med. J. [online]. 2005, vol.123, n.2, pp. 72-76. ISSN 1516-3180.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-31802005000200008.

CONTEXTO E OBJETIVO: No contexto de cuidados primários de saúde e transtornos mentais, o objetivo foi conhecer as opiniões de médicos generalistas sobre o atendimento de pessoas com problemas mentais. TIPO DE ESTUDO E LOCAL: Estudo qualitativo, por grupos focais, nos Serviços Básicos de Saúde em Porto Alegre e Parobé, Rio Grande do Sul. MÉTODOS: Um grupo de 41 médicos que trabalham em cuidados primários de saúde foi escolhido de modo intencional e reunido em grupos focais. Foram apresentados a eles dois vídeos, que simulavam o atendimento de pacientes com depressão e psicose. Discussões sobre a identificação e o manejo dos problemas mentais foram gravadas e descritas pelo método de análise de conteúdo. RESULTADOS: As principais opiniões dos médicos referiram-se às dificuldades para diagnosticar e tratar os problemas mentais, o envolvimento dos familiares no cuidado dos pacientes, a dificuldade de adesão ao tratamento, as incertezas experimentadas pelos médicos e as dificuldades para referenciar os pacientes aos serviços especializados. CONCLUSÕES: Os médicos generalistas percebem os problemas mentais na sua clientela, mas consideram que o diagnóstico e tratamento destes problemas é tarefa do especialista. O desafio da educação continuada em saúde mental requer métodos de ensino interativos e críticos, como a abordagem de solução de problemas.

Keywords : Educação médica; Educação continuada; Cuidados primários de saúde; Transtornos mentais; Pesquisa qualitativa.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English