SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue3Effect of drinking water chlorination and dietary energy level on body weight gain and water intake in broiler chickensPerformance of three genetic groups of broilers chicks fed diets with different protein levels author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Zootecnia

Print version ISSN 1516-3598

Abstract

LISBOA, Joceli Souza et al. Rendimento de carcaça de três grupos genéticos de frangos de corte alimentados com rações contendo diferentes teores de proteína. R. Bras. Zootec. [online]. 1999, vol.28, n.3, pp. 548-554. ISSN 1516-3598.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-35981999000300016.

Este experimento foi realizado com o objetivo de avaliar o rendimento de carcaça de três grupos genéticos de frangos de corte, produzidos na UFV, denominados UFV1, UFV2 e UFV3, alimentados com ração única na fase inicial e rações isoenergéticas contendo 16,5; 18,0; 19,5; e 21,0% de proteína bruta (PB) na fase final. Duzentos e quarenta pintos de cada grupo genético, no total de 720 pintos, foram alojados em 48 boxes até 42 dias de idade. No 43º dia, dois machos e duas fêmeas, de cada box, foram pesados e abatidos para determinação do rendimento de carcaça. O delineamento experimental usado foi o inteiramente casualizado em arranjo fatorial 3 x 4 x 2 (grupo genético, nível de proteína e sexo), com quatro repetições, num total de 192 aves. Os valores dos dados de duas aves por sexo foram usados para o cálculo da média. Houve diferença entre grupos genéticos para rendimentos de carcaça, peito e coxa, e o grupo UFV1 apresentou os melhores resultados. Entre sexo, os machos foram superiores nos rendimentos de coxa e sobre-coxa, porém observaram-se maiores rendimentos de peito e gordura abdominal para as fêmeas. À medida que o nível de PB da ração aumentou, o rendimento de carcaça e gordura abdominal reduziu e o de coxa aumentou (efeito linear). Não foi verificado efeito significativo de interação simples dos fatores grupo genético, níveis de proteína e sexo.

Keywords : frangos de corte; grupos genéticos; nível de proteína; rendimento de carcaça.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese