SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue2Chemical composition and carbohydrate and protein fractionation of black-oat and triticale under harvest or grazingComparison of three methods for estimating leaf area index of marandu palisadegrass swards under continuous stocking author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Zootecnia

On-line version ISSN 1806-9290

Abstract

ROMAN, Juliano et al. Características produtivas e estruturais do milheto e sua relação com o ganho de peso de bezerras sob suplementação alimentar. R. Bras. Zootec. [online]. 2008, vol.37, n.2, pp. 205-211. ISSN 1806-9290.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-35982008000200005.

Foram avaliadas características produtivas e estruturais do milheto (Pennisetum americanum (L.) Leeke) sob pastejo em lotação contínua e sua relação com o desempenho de bezerras exclusivamente em pastejo (PAST) ou sob suplementação com grão de milho (PAST + M) ou polpa cítrica (PAST + P). Não houve diferença entre tratamentos para a massa e oferta de forragem, a massa e oferta de lâminas foliares, a taxa de acúmulo diário e a produção total de forragem. A taxa de acúmulo diário de forragem, a massa e a oferta de lâminas foliares diminuíram linearmente durante o período de pastejo. A participação dos componentes de milheto na estrutura do dossel foi similar entre tratamentos e variou no tempo. A suplementação energética promoveu aumento da taxa de lotação no período inicial de pastejo, quando houve alta participação de lâminas foliares no dossel, e do ganho de peso médio diário nos períodos subseqüentes, quando houve redução da participação de lâminas foliares. Em pastagem de milheto, a resposta à suplementação energética varia com a quantidade e a distribuição de lâminas foliares no dossel. O fornecimento de suplemento energético aos animais em pastejo não interfere nas características produtivas e estruturais do milheto.

Keywords : estrutura do dossel; ganho médio diário; lâminas foliares; produção de forragem; suplementação energética; taxa de lotação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese