SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue10Structure of signal grass pasture with height variationMorphogenetic and structural characteristics of andropogon grass submitted to different cutting heights author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Zootecnia

On-line version ISSN 1806-9290

Abstract

SILVA, Antônio Luiz Cordeiro da et al. Variabilidade e herdabilidade de caracteres morfológicos em clones de capim-elefante na Zona da Mata de Pernambuco. R. Bras. Zootec. [online]. 2010, vol.39, n.10, pp. 2132-2140. ISSN 1806-9290.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-35982010001000005.

Esta pesquisa foi realizada para avaliar a variabilidade e herdabilidade de caracteres morfológicos de 54 clones de capim-elefante na Zona da Mata de Pernambuco (três testemunhas locais e os demais provenientes da RENACE/CNPGL). Utilizou-se delineamento em blocos casualizados com testemunhas adicionais. Foram realizados três cortes de avaliação aos 60 dias de crescimento. Houve diferenças significativas para diâmetro de colmo, densidade de perfilhos basais e aéreos, largura da folha 3, comprimento da folha 5, porcentagem de lâminas foliares, porcentagem de colmo e relação lâmina foliar/colmo. Os clones da RENACE são semelhantes aos tradicionalmente cultivados nas condições da Zona da Mata de Pernambuco quanto à maioria dos caracteres morfológicos. A cultivar Pioneiro floresceu precocemente nas condições ambientais deste estudo. As características número de perfilhos basais e aéreos/metro apresentaram alta herdabilidade, o que evidenciando pouca influência do ambiente na variabilidade entre clones. Considerando a variabilidade entre os clones da RENACE para número de perfilhos basais e aéreos/metro e relação folha/colmo e a alta herdabilidade desses caracteres, é possível obter ganhos genéticos para essas características no melhoramento do capim-elefante na região da Zona da Mata de Pernambuco.

Keywords : capim-elefante; gramínea; morfologia; Pennisetum purpureum; perfilhamento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese