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Brazilian Journal of Psychiatry
versão impressa ISSN 1516-4446versão On-line ISSN 1809-452X
Resumo
TRAMONTINA, Silzá et al. Retardo mental estimado e evasão escolar em uma amostra de estudantes da rede estadual de Porto Alegre. Rev. Bras. Psiquiatr. [online]. 2002, vol.24, n.4, pp.177-181. ISSN 1809-452X. https://doi.org/10.1590/S1516-44462002000400006.
OBJETIVOS: Avaliar a associação entre retardo mental estimado (RM) e evasão escolar numa amostra de escolares de terceira e quarta séries da rede estadual de Porto Alegre. MÉTODO: Neste estudo caso-controle, estudantes que evadiram da escola (n=44) e um grupo controle que se mantinha na escola (n=44) tiveram o seu quociente de inteligência (QI) determinado através dos sub-testes vocabulário e cubos da Escala de Inteligência de Wescheler ¾ terceira edição (WISC¾III). Estudantes com QI<70 foram considerados potenciais casos de RM. Outros transtornos mentais prevalentes nesta faixa etária foram avaliados nos dois grupos por meio da aplicação da Entrevista para Transtornos Afetivos e Esquizofrenia na Idade Escolar- Versão Epidemiológica, 4ª versão em português (K-SADS-E). RESULTADOS: O grupo de evadidos apresentou um número significativamente maior de indivíduos com provável RM do que o grupo controle (p<0,001). A razão de chances para evasão escolar manteve-se significativamente maior para os indivíduos com RM estimado, mesmo após ajuste para potenciais variáveis confundidoras (idade, transtorno de conduta, repetência escolar, renda e estrutura familiar) (p<0,01). CONCLUSÃO: Crianças com menor capacidade de inteligência representam um grupo de risco para evasão escolar, necessitando estratégias, em nível escolar, que possibilitem o seu reconhecimento e adequada inclusão no processo de aprendizagem.
Palavras-chave : Evasão escolar; Retardo mental; Absenteísmo; Escolares.