SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número4Estudo de validade da escala South Oaks Gambling Screen junto a grupos distintos de jogadores brasileirosPrevalência de depressão em diferentes grupos de pacientes internados no Hospital Universitário da Bahia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Brazilian Journal of Psychiatry

versão impressa ISSN 1516-4446versão On-line ISSN 1809-452X

Resumo

TRAMONTINA, Silzá et al. Retardo mental estimado e evasão escolar em uma amostra de estudantes da rede estadual de Porto Alegre. Rev. Bras. Psiquiatr. [online]. 2002, vol.24, n.4, pp.177-181. ISSN 1809-452X.  https://doi.org/10.1590/S1516-44462002000400006.

OBJETIVOS: Avaliar a associação entre retardo mental estimado (RM) e evasão escolar numa amostra de escolares de terceira e quarta séries da rede estadual de Porto Alegre. MÉTODO: Neste estudo caso-controle, estudantes que evadiram da escola (n=44) e um grupo controle que se mantinha na escola (n=44) tiveram o seu quociente de inteligência (QI) determinado através dos sub-testes vocabulário e cubos da Escala de Inteligência de Wescheler ¾ terceira edição (WISC¾III). Estudantes com QI<70 foram considerados potenciais casos de RM. Outros transtornos mentais prevalentes nesta faixa etária foram avaliados nos dois grupos por meio da aplicação da Entrevista para Transtornos Afetivos e Esquizofrenia na Idade Escolar- Versão Epidemiológica, 4ª versão em português (K-SADS-E). RESULTADOS: O grupo de evadidos apresentou um número significativamente maior de indivíduos com provável RM do que o grupo controle (p<0,001). A razão de chances para evasão escolar manteve-se significativamente maior para os indivíduos com RM estimado, mesmo após ajuste para potenciais variáveis confundidoras (idade, transtorno de conduta, repetência escolar, renda e estrutura familiar) (p<0,01). CONCLUSÃO: Crianças com menor capacidade de inteligência representam um grupo de risco para evasão escolar, necessitando estratégias, em nível escolar, que possibilitem o seu reconhecimento e adequada inclusão no processo de aprendizagem.

Palavras-chave : Evasão escolar; Retardo mental; Absenteísmo; Escolares.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons