Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
Citado por SciELO
Acessos
Links relacionados
Citado por Google
Similares em SciELO
Similares em Google
Compartilhar
Brazilian Journal of Psychiatry
versão impressa ISSN 1516-4446versão On-line ISSN 1809-452X
Resumo
SO, Cheryl Y C e INTEGRATED SERVICES PROGRAM TASK FORCE et al. Treinamento de estratégias de intervenção e avaliação baseadas em evidências em contextos transculturais: desafios e soluções. Rev. Bras. Psiquiatr. [online]. 2006, vol.28, n.1, pp.72-75. ISSN 1809-452X. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-44462006000100014.
A disseminação de estratégias de intervenção e avaliação baseadas em evidências para crianças e adolescentes com problemas comportamentais e/ou emocionais é hoje uma prioridade mundial. No entanto, o desenvolvimento de equipes capacitadas para implementação de estratégias de intervenção e avaliação baseadas em evidências nos diferentes países é limitado por restrições ambientais e econômicas. Neste artigo, discute-se um modelo de treinamento/supervisão à distância. Em seguida, são descritos sete desafios específicos encontrados e as soluções utilizadas para superar os obstáculos para implementação de estratégias de intervenção e avaliação baseadas em evidências em diferentes localidades no Brasil, Egito, Israel e Líbano.
Palavras-chave : Medicina baseada em evidência; Avaliação de processos [Cuidados da saúde]; Consulta remota; Supervisão; Capacitação em serviço.