SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número1Desenvolvimento de manuais adaptáveis e flexíveis para transtornos de externalização e internalização em crianças e adolescentesExame dos sistemas transculturais que implementam estratégias de intervenção e avaliação baseadas em evidências índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Brazilian Journal of Psychiatry

versão impressa ISSN 1516-4446versão On-line ISSN 1809-452X

Resumo

SO, Cheryl Y C  e  INTEGRATED SERVICES PROGRAM TASK FORCE et al. Treinamento de estratégias de intervenção e avaliação baseadas em evidências em contextos transculturais: desafios e soluções. Rev. Bras. Psiquiatr. [online]. 2006, vol.28, n.1, pp.72-75. ISSN 1809-452X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-44462006000100014.

A disseminação de estratégias de intervenção e avaliação baseadas em evidências para crianças e adolescentes com problemas comportamentais e/ou emocionais é hoje uma prioridade mundial. No entanto, o desenvolvimento de equipes capacitadas para implementação de estratégias de intervenção e avaliação baseadas em evidências nos diferentes países é limitado por restrições ambientais e econômicas. Neste artigo, discute-se um modelo de treinamento/supervisão à distância. Em seguida, são descritos sete desafios específicos encontrados e as soluções utilizadas para superar os obstáculos para implementação de estratégias de intervenção e avaliação baseadas em evidências em diferentes localidades no Brasil, Egito, Israel e Líbano.

Palavras-chave : Medicina baseada em evidência; Avaliação de processos [Cuidados da saúde]; Consulta remota; Supervisão; Capacitação em serviço.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons