SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue1Training of evidence-based assessment and intervention approaches in cross-cultural contexts: challenges and solutions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psiquiatria

Print version ISSN 1516-4446

Abstract

MURRAY, Laura K  and  INTEGRATED SERVICES PROGRAM TASK FORCE et al. Exame dos sistemas transculturais que implementam estratégias de intervenção e avaliação baseadas em evidências. Rev. Bras. Psiquiatr. [online]. 2006, vol.28, n.1, pp. 76-79. ISSN 1516-4446.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-44462006000100015.

A implementação de estratégias de intervenção e avaliação baseadas em evidências para jovens com problemas comportamentais e/ou emocionais está assumindo reconhecimento internacional. Estudos de praticabilidade são críticos para examinar quais características dos sistemas permitem êxito ou se constituem em barreiras para a implementação de práticas baseadas em evidências em instituições do mundo real, especialmente quando trabalhando de forma transcultural. Este estudo revisa brevemente a experiência de quatro localidades internacionais para compreender como a estrutura geral e as variáveis específicas da localidade orientaram a implementação do projeto da Organização Mundial de Saúde e da Associação Mundial de Psiquiatria. A discussão inclui um resumo temático dos êxitos e desafios vivenciados pelas localidades e os caminhos futuros de estudos de praticabilidade.

Keywords : Medicina baseada em evidências; Avaliação de processos e resultados [Cuidados da saúde]; Estudos de praticabilidade; Comparação transcultural; Estudo de caso controle.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English