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Brazilian Journal of Psychiatry

Print version ISSN 1516-4446On-line version ISSN 1809-452X

Abstract

MOREIRA, Fernanda Gonçalves; SILVEIRA, Dartiu Xavier da  and  ANDREOLI, Sérgio Baxter. Conhecimentos e atitudes de educadores de escolas públicas na prevenção do uso indevido de drogas. Rev. Bras. Psiquiatr. [online]. 2009, vol.31, n.2, pp.95-100. ISSN 1516-4446.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-44462009000200003.

OBJETIVO: Investigar a associação entre conhecimento e atitudes relacionadas ao abuso de drogas por estudantes entre educadores das escolas públicas brasileiras. MÉTODO : Corte transversal, com amostra probabilística de 20% das escolas municipais de Ensino Fundamental da cidade de São Paulo, cujos coordenadores pedagógicos foram submetidos a três questionários: 1) dados pessoais e profissionais; 2) escala de atitudes em situações relacionadas ao abuso de drogas; 3) escala de conhecimento sobre abuso de drogas. RESULTADOS: considerando os valores possíveis entre -17 e +21, encontramos média de 11,5 ± 3,8 na Escala de Atitudes. Isto corresponde a atitudes mais compreensivas. A média encontrada das taxas na escala de Conhecimento sobre Drogas foi 55,2 ± 12,5 (valores possíveis: 0 a 100). A correlação da Escala de Atitudes com tempo de trabalho como coordenadores pedagógicos foi -0,288 (p < 0,01). A diferença de médias na Escala de Atitudes de acordo com o nível de escolaridade foi estatisticamente significante (-1,93; t = 2,26; gl = 80; p < 0,05). CONCLUSÃO: O conhecimento sobre drogas demonstrado pelos educadores foi mediano e não influenciado pela formação acadêmica. Em contraste, suas atitudes foram predominantemente compreensivas, diretamente associadas com o nível de escolaridade dos educadores e inversamente associadas com o tempo de trabalho como coordenadores pedagógicos.

Keywords : Drogas; Transtornos relacionados ao uso de substâncias; Educação em saúde; Conhecimento; Questionários.

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