SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número6Colorimetric determination of alpha and beta-cyclodextrins and studies on optimization of CGTase production from B. firmus using factorial designsDormancy breaking and germination of Enterolobium contortisiliquum (Vell.) Morong seed índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Brazilian Archives of Biology and Technology

versão impressa ISSN 1516-8913

Resumo

DALLA SANTA, Osmar R. et al. Azospirillum sp . inoculation in wheat, barley and oats seeds greenhouse experiments. Braz. arch. biol. technol. [online]. 2004, vol.47, n.6, pp. 843-850. ISSN 1516-8913.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-89132004000600002.

O presente trabalho teve por objetivo avaliar os efeitos da inoculação de Azospirillum sp. RAM-7, em sementes das culturas de trigo, cevada e aveia sobre a produtividade e teor de nitrogênio total dos grãos, em experimentos implantados em de casa-de-vegetação. A inoculação das sementes com Azospirillum sp. RAM-7 aumentou a produtividade, porém, estas respostas variam entre as culturas avaliadas. Para o trigo, aumentos significativos foram obtidos quando a inoculação foi associada a 100% do nitrogênio recomendado, já o tratamento que recebeu somente inoculação produziu 7,4% acima do controle, porém, esta diferença não foi significativa. Para a cevada, a presença do inoculante substituiu 20% da adubação recomendada de nitrogênio. Para a aveia, a inoculação com Azospirillum sp. RAM-7 não proporcionou aumento significativo na produtividade. Em relação ao teor de nitrogênio total dos grãos, para as três culturas, não foram observadas diferenças significativas entre os tratamentos avaliados (p<0,05).

Palavras-chave : Azospirillum; Wheat; Barley; Oats; Nitrogen fixation; Plant growth promotion.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês