SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2Literatura, história e medicina: a formação e o quotidiano profissionais de Zênon, médico do século XVI, em A Obra em Negro de Marguerite YourcenarLuzes vagas de estrelas: tempo e poesia em um filme de Visconti author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Alea : Estudos Neolatinos

Print version ISSN 1517-106X

Abstract

DINIZ, Júlio. Música popular e literatura em diálogo: Mário de Andrade e as poéticas da palavra escrita e cantada. Alea [online]. 2010, vol.12, n.2, pp. 288-307. ISSN 1517-106X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-106X2010000200008.

O texto tem como objetivo principal analisar e discutir a contribuição crítica do pensamento de Mário de Andrade sobre a relação música, cultura e literatura, em especial a poesia. A produção intelectual de Mário caracteriza-se por uma busca incessante de compreensão do sentido da arte, da cultura e do Brasil através da constituição do que poderia ser denominado um pensamento polifônico. Os estudos e ensaios sobre música, ao lado de uma profunda inquietação antropológica e etnográfica, deixam marcas definitivas em sua atividade ficcional, como pode ser observado na leitura de um capítulo de Macunaíma.

Keywords : música; literatura; Mário de Andrade; Macunaíma; poética.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese