SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue1Distribution of aflatoxins in contaminated corn fractions segregated by size author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Microbiology

Print version ISSN 1517-8382

Abstract

RODRIGUEZ-AMAYA, Delia B.  and  SABINO, Myrna. Pesquisa em micotoxinas no Brasil: a última década em foco. Braz. J. Microbiol. [online]. 2002, vol.33, n.1, pp. 1-11. ISSN 1517-8382.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-83822002000100001.

O número de artigos de pesquisa (128 artigos) sobre micotoxinas publicados por pesquisadores brasileiros em 1991-2000 superou a soma de artigos (85 artigos) publicados nas três décadas anteriores (1961-1990). Trinta por cento das publicações foi levantamento da ocorrência de micotoxinas em alimentos e rações. Aflatoxinas em amendoim e produtos de amendoim continua sendo um problema alarmante, e a alta incidência e níveis elevados de fumonisinas em milho e produtos de milho também parecem ser um problema sério. A contaminação com outras micotoxinas, como zearalenona, ocratoxina A e tricotecenos, foi baixo. A ocorrência de aflatoxina M1 em leite e laticínios e de patulina em suco de maçã precisa ser verificada, pois, há uma certa divergência nos resultados. Trabalhos sobre os métodos analíticos, estudos micológicos e efeitos tóxicos constituíram 16, 13 e 13%, respectivamente, dos artigos publicados na década avaliada. A busca de meios de prevenção/controle da contaminação fúngica e produção de micotoxinas aumentou notadamente, perfazendo 27% dos artigos, incluindo investigações sobre fatores influentes (por exemplo, resistência de genótipos, conteúdo/atividade de água, umidade relativa, temperatura, presença de metais, tipo de solo, infestação com inseto) e o potencial antagônico de outros microrganismos contra os fungos produtores de micotoxinas. Os efeitos de extrato de planta, flavonóides, fungicidas e outros químicos, sacos utilizados para estocagem, adsorventes e processamento de alimentos foram também estudados. Portanto, apesar das limitações de recursos, a pesquisa brasileira responde as necessidades do país, reflete as preocupações internacionais e os desenvolvimentos recentes na área.

Keywords : micotoxinas; ocorrência; fatores influentes; pesquisa; Brasil.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English