SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2Creatine supplementation nullifies the adverse effect of endurance exercise on the subsequent strength performanceReliability between reported and measured weight and height, and influence of physical activity history on individuals who search for supervised practice of exercises author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Medicina do Esporte

Print version ISSN 1517-8692

Abstract

BELMONTE, Mônica Aparecida  and  AOKI, Marcelo Saldanha. Triacilglicerol intramuscular: um importante substrato energético para o exercício de endurance. Rev Bras Med Esporte [online]. 2005, vol.11, n.2, pp. 135-140. ISSN 1517-8692.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922005000200008.

Os ácidos graxos são uma importante fonte de energia para exercício de endurance. Os ácidos graxos plasmáticos encontram-se disponíveis para as fibras musculares sob a forma de ácidos graxos associados à albumina ou agregados à molécula de triacilglicerol (TAG) encontrada nas lipoproteínas. Entretanto, além dessas fontes plasmáticas, a hidrólise do TAG encontrado no músculo também pode contribuir com a oferta de ácidos graxos durante o exercício de endurance. O objetivo do presente trabalho foi realizar uma extensa revisão da literatura sobre a importância do TAG intramuscular como substrato energético. A revisão da literatura sugere que a contribuição dos estoques endógenos de TAG durante a realização do exercício de endurance é bastante relevante. Além disso, pode-se concluir que uma adaptação induzida pelo treinamento de endurance é o aumento dos estoques intramusculares de TAG. Após o treinamento de endurance, também é observado aumento na capacidade de utilização desses estoques. Apesar de parecer importante, a contribuição do TAG intramuscular ainda é motivo de controvérsia na literatura. Essa discrepância de resultados está relacionada às metodologias empregadas para estimar a sua oxidação no exercício. A fim de esgotar este assunto de maneira apropriada, mais pesquisas, com novos métodos (ex.: utilização de isótopos, ressonância magnética nuclear e microscopia eletrônica), precisam ser conduzidas.

Keywords : Triacilglicerol; Músculo; Exercício de endurance; Metabolismo lipídico.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese