SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue5A comparison of motor performance between men and women in multiple series of weight exercisesBody composition evaluation in obese adolescents: the use of two different methods author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Medicina do Esporte

Print version ISSN 1517-8692

Abstract

GOMES, Mariana Rezende; ROGERO, Marcelo Macedo  and  TIRAPEGUI, Julio. Considerações sobre cromo, insulina e exercício físico. Rev Bras Med Esporte [online]. 2005, vol.11, n.5, pp. 262-266. ISSN 1517-8692.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922005000500003.

O cromo é um mineral-traço essencial presente em diminutas proporções em alguns alimentos como carnes, cereais integrais, oleaginosas e leguminosas. Atualmente, esse mineral tem sido utilizado como suplemento alimentar no meio esportivo com a proposta de promover maior ganho de massa muscular e maior perda de gordura corporal. Todavia, a participação do cromo no metabolismo resume-se ao aumento da sensibilidade à insulina, por meio da ligação de quatro átomos de cromo a uma proteína intracelular específica denominada apocromodulina, que, por sua vez, liga-se ao receptor de insulina de células de tecidos periféricos concomitantemente à insulina, porém em outro sítio localizado no domínio intracelular. Essa ligação amplifica a cascata de sinais intracelulares responsáveis pelo estímulo da translocação de GLUT4 e, conseqüentemente, aumenta a captação de glicose e aminoácidos. O cromo também inibe a enzima-chave da síntese de colesterol, melhorando o perfil lipídico de indivíduos com dislipidemias. Não são significativas as alterações de composição corporal em esportistas, mas, por outro lado, a suplementação com cromo pode, em alguns casos relatados, melhorar o perfil lipídico e o quadro de diabetes tipo 2 de indivíduos que sofrem destes desequilíbrios metabólicos.

Keywords : Cromo; Insulina; Exercício; Apocromodulina; Diabetes; Colesterol.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese