SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1Produção de textos narrativos em pares: reflexões sobre o processo de interaçãoA "lei da vida": confirmação, evasão escolar e reinvenção da identidade entre os pomeranos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702

Resumo

ROSEMBERG, Fúlvia. Caminhos cruzados: educação e gênero na produção acadêmica. Educ Pesq [online]. 2001, vol.27, n.1, pp. 47-68. ISSN 1517-9702.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022001000100004.

O artigo discute a produção acadêmica contemporânea brasileira sobre educação e gênero (ou mulheres) a partir da análise de três fontes de dados: a base de teses e dissertações de programas de Educação filiados à ANPEd no período 1981-1998; o diretório de pesquisadores(as) Quem pesquisa o quê em Educação: 1998; e seis coleções de revistas especializadas em Educação e Estudos Feministas (de gênero). A análise do catálogo da ANPEd (1999) evidencia um aumento de teses/dissertações em números absolutos no período, uma concentração em certas universidades, de autoria e de orientação majoritariamente feminina. Tal perfil da produção acadêmica é confirmado, no geral, pelos dados sobre pesquisadores(as) incluídos(as) no diretório organizado pela ANPEd. Quanto à temática, nota-se dispersão e ausência relativa de questões que compõem a agenda educacional contemporânea. Teses e dissertações focalizam mais a condição feminina que o sistema educacional numa perspectiva de gênero. Esta particularidade foi também notada nas revistas especializadas em Educação. Por seu lado, as revistas feministas dão muito pouco espaço ao tema e disciplina da Educação. Daí os caminhos cruzados entre Educação e Estudos sobre a Mulher ou Gênero. O artigo conclui destacando os possíveis efeitos deletérios de tal fragilidade acadêmica no plano das propostas atuais sobre igualdade de gênero na educação.

Palavras-chave : Educação; Gênero; Mulher(es); Produção acadêmica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português