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Educação e Pesquisa
versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634
Resumo
HAROCHE, Claudine. O sujeito diante da aceleração e da ilimitação contemporânea. Educ. Pesqui. [online]. 2015, vol.41, n.4, pp.851-862. Epub 10-Abr-2015. ISSN 1678-4634. https://doi.org/10.1590/s1517-97022015041920.
A ampliação dos fluxos tecnológicos, com sua velocidade e crescente aceleração, tem acompanhado e até mesmo provocado a emergência de um mundo líquido e doravante globalizado, em que real e virtual, profundamente imbricados, tendem a ser desprovidos de limites. A construção do sujeito na modernidade bem como as condições da vida psíquica e social foram assim profundamente perturbadas. As condições contemporâneas são dominadas por fluxos sensoriais e informacionais contínuos que, estimulando e até mesmo impondo a instantaneidade e a imediatidade, embaraçam a possibilidade de temporização e de reflexão ao longo do tempo. Esses fluxos provocam efeitos sobre as maneiras de ser, de viver, de pensar, os modos de representação de si e do outro e ainda sobre as maneiras de sentir e de perceber: ao exercer uma pressão contínua sobre os indivíduos, provocam a perda de critérios estáveis e o princípio de limites tangíveis ou pelo menos perceptíveis no espaço e no tempo. Os fluxos contínuos levam o indivíduo a formas de propriedade de si ilimitadas, ao mesmo tempo em que induzem um estreitamento do espaço interior: induzem uma insegurança psíquica e social profunda e, além disso, formas de angústia inéditas.
Palavras-chave : Personalidade contemporânea; Sociedade líquida; Globalização; Aceleração; Ilimitação.