Acessibilidade / Reportar erro

A função social da escola em discussão, sob a perspectiva da educação inclusiva1 1 Este artigo refere-se a uma versão ampliada e reformulada de um texto apresentado e publicado nos Anais da 37ª. Reunião Nacional da ANPED. Este trabalho recebeu apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Processo 2014/07413-1. As autoras agradecem a leitura atenta e os pertinentes comentários da Profa. Dra. Mônica de Carvalho Magalhães Kassar, que contribuíram para apurar os argumentos do texto.

Challenging the social function of school, from the perspective of Inclusive Education* * This article is an extended and revised version of a text presented and published in the annals of the 37th National Congress of the ANPED. Financial support for this article has been granted from Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Process FAPESP 2014/07413.We wish to thank Professor Mônica de Carvalho Magalhães Kassar, whose thorough reading and useful comments have contributed to improve our manuscript.

Resumo

O objetivo do presente estudo é problematizar a função social da escola no contexto das políticas de educação inclusiva, com base em um trabalho investigativo a respeito das práticas educativas e do processo de escolarização de dois alunos com deficiência, intelectual e múltipla. As discussões ancoram-se nas contribuições teórico-metodológicas da psicologia histórico-cultural que parte do pressuposto da natureza social do desenvolvimento humano e do papel da educação escolar no processo de constituição humana. A pesquisa de campo foi realizada em uma escola pública municipal do ensino fundamental de uma cidade do estado de São Paulo. Os registros em diário de campo e as videogravações do cotidiano da escola constituíram o material empírico para a análise, fornecendo elementos para se questionar os objetivos da educação escolar circunscritos ou restritos à socialização e ao trabalho de estimulação referentes aos alunos com deficiência. A análise destaca os modos e as possibilidades de participação dos alunos nas práticas educacionais e evidencia o desafio da escola em considerar as especificidades, tendo em vista as possibilidades de ensino-aprendizagem. Ao destacar o princípio da significação na elaboração histórica do conhecimento e ressaltando as diversas formas e condições de apropriação da cultura, o estudo aponta para a premência de se reconsiderar a função social da escola, de maneira a ampliar as possibilidades de conhecimento e desenvolvimento humano.

Desenvolvimento humano; Educação especial; Educação inclusiva; Escola pública

Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo Av. da Universidade, 308 - Biblioteca, 1º andar 05508-040 - São Paulo SP Brasil, Tel./Fax.: (55 11) 30913520 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revedu@usp.br