Acessibilidade / Reportar erro

Perspectivas da pesquisa em educação e em didática das línguas na Universidade de Genebra: entrevista com Ecaterina Bulea Bronckart1 1 - Esta entrevista foi realizada no início da primavera genebrina, em abril de 2019, durante estágio doutoral da autora do texto, na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Genebra. Desenvolvida com apoio da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), a quem agradeço, a pesquisa foi realizada sob orientação da Profa. Dra. Eliane Gouvêa Lousada (FFLCH-USP) e coorientação da Profa. Ecaterina Bulea Bronckart (FPSE-UNIGE), a quem também expresso toda minha gratidão: a generosidade e parceria dessas duas grandes pesquisadoras proporcionaram não somente esta entrevista, mas um aprimoramento inestimável de minha formação. A entrevista, traduzida por mim, foi registrada em áudio e transcrita, motivo pelo qual guarda alguns traços do discurso oral.

Research perspectives on education and language didactics at the University of Geneva: an interview with Ecaterina Bulea Bronckart

Resumo

Com uma história permeada por contribuições marcantes na área da Educação, Psicologia e Ciências da Linguagem, a Universidade de Genebra permanece como um dos polos de referência mais prestigiosos para pesquisadores em todo o mundo. Mas quais são os grupos de pesquisa que trabalham nessa instituição atualmente e quais temáticas desenvolvem? A presente entrevista, feita com a professora Ecaterina Bulea Bronckart, coordenadora do Grupo de pesquisa em Didática das Línguas (GRAFE) na Universidade de Genebra, tem como objetivo apresentar e divulgar as recentes problemáticas no campo das Ciências da Educação, da formação de professores e da Didática das Línguas desenvolvidas por ela e seu grupo. No quadro do Interacionismo Sociodiscursivo, Ecaterina Bulea Bronckart desenvolve trabalhos que reinterrogam a relação entre gramática e texto, que reexaminam a teoria saussuriana e que estudam o papel das verbalizações em situações formativas. Nesta conversa, Bulea Bronckart explica o escopo de pesquisas do GRAFE, bem como as especificidades dos subgrupos que o compõem; apresenta também seus interesses de pesquisa atuais, mencionando seu projeto em andamento; e aponta os desafios que se colocam atualmente para os pesquisadores das Ciências da Educação e da Didática das Línguas. A professora também conta as problemáticas que orientaram as jornadas de estudos, tais como o tema da avaliação, as noções de verbalização e de obstáculo. Destaca ainda as questões teóricas e práticas para as quais mais estudos se mostram necessários. Finalmente, compartilha suas impressões acerca dos diálogos que o Interacionismo Sociodiscursivo engendra com pesquisadores do Brasil e de outros países.

Didática; Linguagem; Interacionismo sociodiscursivo

Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo Av. da Universidade, 308 - Biblioteca, 1º andar 05508-040 - São Paulo SP Brasil, Tel./Fax.: (55 11) 30913520 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revedu@usp.br