SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue3Geographical Indications as a development strategy: the case of Norte Pioneiro do ParanáLegal aspects of seabob-shrimp artisanal fisheries in the city of Penha, SC: the role of the closed season author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Interações (Campo Grande)

Print version ISSN 1518-7012On-line version ISSN 1984-042X

Abstract

PINTO, Heverton Eustáquio; TEIXEIRA, Sônia Milagres  and  FERREIRA, Marcelo Dias Paes. Implicações econômicas da taxação de exportações sobre agronegócio no Centro-Oeste brasileiro. Interações (Campo Grande) [online]. 2018, vol.19, n.3, pp.529-542. ISSN 1984-042X.  https://doi.org/10.20435/inter.v19i3.1661.

Resumo: Em momentos de déficit orçamentário, os governos propõem aumentos de impostos para os setores mais dinâmicos. Essa foi uma política discutida para os estados do Centro-Oeste brasileiro diante da recente crise, em que foi proposto o aumento da taxação das exportações de grãos, oleaginosas e alimentos. Por meio de um modelo econômico de equilíbrio geral computável, foi verificado que tais políticas teriam um impacto negativo e, de forma concentrada, na região Centro-Oeste com perda de bem-estar, fluxo comercial e retração do Produto Interno Bruto (PIB) da região. Os maiores impactos seriam verificados na produção de grãos e no setor de alimentos processados.

Keywords : agregados econômicos; equilíbrio geral; grãos e alimentos processados.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )