SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2Children's writing acquisition stages: a new reading of an old theme author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Linguagem em (Dis)curso

Print version ISSN 1518-7632

Abstract

VIAN JUNIOR, Orlando. Estruturas potenciais de gêneros na análise textual e no ensino de línguas. Ling. (dis)curso [online]. 2009, vol.9, n.2, pp. 387-410. ISSN 1518-7632.  http://dx.doi.org/10.1590/S1518-76322009000200008.

RESUMO A partir (i) do conceito de Gênero de Hasan (1989), com sua composição em estágios obrigatórios, opcionais e recursivos, (ii) do conceito de Registro de Halliday (1989), com suas variáveis de campo, relações e modo, e (iii) da inter-relação gênero/registro em níveis contextuais de cultura e de situação, são aqui analisados textos de vídeos institucionais com o objetivo de evidenciar que o estudo da configuração contextual (HASAN, 1989) e dos estágios que compõem os textos fornece pistas para a compreensão de aspectos da organização textual e dos gêneros aos quais os textos pertencem. Argumenta-se, ainda, que os elementos da configuração contextual podem ser utilizados no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras e de língua materna a partir da adoção de gêneros do discurso como objeto de ensino-aprendizagem.

Keywords : Gênero discursivo; texto; gramática sistêmico-funcional; ensino de línguas.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese