SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 issue1Early life stages of fish and the relationships with zooplankton in a tropical Brazilian reservoir: Lake Monte AlegreThe influence of Eucalyptus plantations on the macrofauna associated with Salvinia auriculata in Southeast Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Biology

Print version ISSN 1519-6984

Abstract

SUZUKI, M. S. et al. Abertura de barra em uma lagoa costeira (Iquiparí) na região Norte Fluminense: alterações hidrológicas e hidroquímicas. Braz. J. Biol. [online]. 2002, vol.62, n.1, pp. 51-62. ISSN 1519-6984.  http://dx.doi.org/10.1590/S1519-69842002000100007.

O presente trabalho teve por objetivo avaliar as alterações hidrológicas e hidroquímicas na coluna d'água da lagoa costeira de Iquiparí, ao longo de três meses, quando esta foi submetida a processo artificial de abertura de barra. Nas 28 horas que se seguiram à abertura da barra, o volume de água foi drasticamente reduzido. Os sedimentos de fundo, densamente colonizados por plantas aquáticas submersas que dominavam o metabolismo da lagoa costeira, foram em grande parte expostos ao ar, principalmente nas porções mais próximas ao mar. Observou-se, durante o período em que a barra esteve aberta, grande elevação da salinidade e da concentração de nutrientes dissolvidos e totais, e, em contraste, redução da biomassa fitoplanctônica. Estes fatos estão associados a: 1) mistura da água salobra remanescente com a marinha; 2) processos físicos de liberação de nutrientes do sedimento; e 3) morte das plantas submersas. Após o fechamento da barra, foi constatado intenso desenvolvimento da comunidade fitoplanctônica, que passou a dominar o metabolismo do ecossistema, especialmente nas porções mais próximas ao mar. Verificou-se que a abertura da barra resultou em substituição quase total das águas da lagoa costeira e alterou o tipo de comunidade predominante no metabolismo do sistema.

Keywords : abertura de barra; lagoa costeira; hidrologia; hidroquímica.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English