SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue3Coexistence between Turdus leucomelas Vieillot, 1818 and Turdus rufiventris Vieillot, 1818 (Aves: Passeriformes) in an urban remnant of Araucária tree Forest, Southern Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Biota Neotropica

On-line version ISSN 1676-0603

Abstract

MAROCHI, Murilo Zanetti  and  MASUNARI, Setuko. Os caranguejos Eriphiidae, Menippidae, Panopeidae e Pilumnidae (Crustacea Brachyura) de águas rasas do litoral do Paraná, com chave pictórica de identificação para as espécies. Biota Neotrop. [online]. 2011, vol.11, n.3, pp. 21-33. ISSN 1676-0603.  http://dx.doi.org/10.1590/S1676-06032011000300001.

Uma chave pictórica de identificação foi elaborada para as espécies de caranguejos das famílias Eriphiidae, Menippidae, Panopeidae e Pilumnidae ocorrentes em águas rasas do litoral do Estado do Paraná. Uma descrição das características de reconhecimento e figuras das espécies também são apresentadas. Exemplares vivos foram obtidos de manguezal, estuário e cultivo de ostras na Baía de Guaratuba e costão rochoso de Matinhos. Os desenhos e a análise foram baseados nos exemplares coletados recentemente e naqueles depositados no Museu de História Natural do Capão da Imbuia e no Laboratório de Ecologia de Crustacea UFPR. Um total de 13 espécies foi analisado, das quais nove de Panopeidae, duas de Pilumnidae e uma de Eriphiidae e Menippidae. Esta riqueza de espécies foi considerada similar à das áreas vizinhas, apesar da curta extensão do litoral do Estado do Paraná.

Keywords : caranguejos; chave de identificação; Brachyura; Paraná; Brasil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese