SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2New species of Eublaberus Hebard, 1920, new records for the genus and description of the male of E. variegatus R. S. Albuquerque, 1972 (Blaberidae, Blaberinae)Bat fauna of Mato Grosso do Sul, southwestern Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Biota Neotropica

Print version ISSN 1678-6424On-line version ISSN 1676-0611

Abstract

HOFFMANN, Diego; VASCONCELOS, Marcelo Ferreira de  and  MARTINS, Rogério Parentoni. Como as mudanças climáticas podem afetar a área de distribuição e o status de conservação de uma ave endêmica das montanhas do leste do Brazil: o caso do papa-moscas-de-costas-cinzentas, Polystictus superciliaris(Aves, Tyrannidae). Biota Neotrop. [online]. 2015, vol.15, n.2, e20130075.  Epub June 02, 2015. ISSN 1678-6424.  http://dx.doi.org/10.1590/1676-060320150075.

O papa-moscas-de-costas-cinzentas (Polystictus superciliaris) é uma espécie de Tyrannidae endêmica dos topos de montanha do leste do Brasil. Sua população e área de distribuição estão em declínio principalmente devido è perda de habitat causada pelo uso inadequado da terra. Nós avaliamos os impactos sobre sua distribuição (aumento ou diminuição, deslocamento em latitude e altitude), considerando os possíveis efeitos causados pelo uso do solo e pelas mudanças climáticas. Para esse propósito, modelamos a distribuição atual e avaliamos a sobreposição entre a área predita e os cenários futuros. Também avaliamos a eficiência das Unidades de Conservação brasileiras para a proteção da espécie. A área de distribuição estimada por meio do programa Maxent foi 79,1% menor que a área encontrada na literatura, apresentando uma tendência a diminuição no futuro. Foi projetada uma contração de 22,5% a 77,3% da área de distribuição atual para o futuro. O centro da área de distribuição deslocou-se para o sudeste (de 102,5 a 275,4 km) e para áreas com alta elevação (1.102 m a 1.428 m). Da área projetada, 20% encontra-se sob algum tipo de ocupação humana. As Unidades de Conservação brasileiras protegem parcialmente a espécie, com somente 12% de sua distribuição quando o esperado seriam 44,2%. Baseado nas projeções e, dependendo das habilidades de dispersão e adaptação da espécie, ela pode se tornar vulnerável no período de 2080. Este estudo demonstrou que as áreas mais importantes para a manutenção de P. superciliaris na atualidade e em períodos futuros situam-se no Quadrilátero Ferrífero, especialmente na Serra da Gandarela, onde parte foi recentemente decretada como Parque Nacional da Gandarela. Essa região deve receber atenção especial por ser altamente ameaçada pela exploração do minério de Ferro e por áreas relevantes continuarem desprotegidas fora da abrangência do novo Parque.

Keywords : Mudanças climáticas; Avaliação da eficiência de Reservas; Cadeia do Espinhaço; Modelos de distribuição de espécies.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )