SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número especialCompetências para a sustentabilidade organizacional: uma revisão sistemáticaValorização do tema “Responsabilidade Social” em Instituições de Ensino Superior? Análise de cursos de Administração no estado do Rio de Janeiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos EBAPE.BR

versão On-line ISSN 1679-3951

Resumo

ALBUQUERQUE FILHO, José Bonfim; BULGACOV, Sergio  e  MAY, Márcia Ramos. Capacidades dinâmicas de um ponto de vista institucionalista. Cad. EBAPE.BR [online]. 2017, vol.15, n.spe, pp.445-461. ISSN 1679-3951.  http://dx.doi.org/10.1590/1679-395160283.

O objetivo deste artigo é elucidar os efeitos das respostas estratégica, técnica e institucional na perspectiva das capacidades dinâmicas tendo em vista as mudanças ambientais, considerando que a literatura tem apresentado poucas referências sobre como os fatores institucionais contribuem para a capacidade dinâmica. Um estudo de caso foi realizado na mais antiga empresa jornalística no Brasil. Identificou-se que as práticas organizacionais, na perspectiva da capacidade dinâmica são condicionadas por mecanismos e fatores que extrapolam intenções, expectativas e habilidades de planejamento anteriores da Diretoria. A nova estrutura social da organização, desvelada pelo estudo, baseada na interpretação dos próprios jornalistas, a respeito da realidade social do campo do jornalismo, apoiado pela interpretação coerente de alguns dos gestores, foi sendo institucionalizada ao se buscar reduzir as incertezas causadas pela rápida mudança nos hábitos de leitura das pessoas. O estudo revelou que novas práticas estratégicas, tais como levar o jornal a ser conhecido por escolares e o desenvolvimento de um jornal digital, demonstraram a institucionalização de novas ordens normativas com maior responsabilidade social, maior legitimidade e, ao mesmo tempo, maior capacidade da organização em se adaptar ao novo ambiente de negócio. Em outra perspectiva, esses aspectos refletem uma estrutura cultural que contribui para direcionamento da empresa para o uso de novas tecnologias e demandas sociais.

Palavras-chave : Capacidades dinâmicas; Instituições; Práticas organizacionais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )