Acessibilidade / Reportar erro
Cadernos EBAPE.BR, Volume: 15, Número: spe, Publicado: 2017
  • Estratégia, Mudança Organizacional e Resiliência Organizacional Editorial

    Vasconcelos, Isabella Francisca Freitas Gouveia de
  • Organizações pós-burocráticas e resiliência organizacional: a institucionalização de formas de comunicação mais substantivas nas relações de trabalho Apresentação

    Vasconcelos, Isabella Francisca Freitas Gouveia de; Cyrino, Alvaro Bruno; Carvalho, Leonardo Araújo de; d´Oliveira, Lucas Martins

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo apresenta um debate sobre o tema resiliência organizacional, ao qual se dedica um número especial do periódico Cadernos Ebape.BR. Se a organização consegue enfrentar situações de ruptura com êxito, inovando e aprendendo com tal dinâmica e atingindo níveis de complexidade superiores em equilíbrio, a resultante é que, mesmo enfrentando muitas rupturas, trata-se de uma organização resiliente por aprender com elas, evoluir e mostrar-se estável em processos de mudança. Observa-se a capacidade de estabelecer patamares cada vez mais complexos de estabilidade, atingindo novamente o equilíbrio em um movimento dinâmico e contínuo de evolução e aprendizado. Quanto mais resiliente for uma organização, mais inovadora será sua atividade, baseada em substantivo trabalho de comunicação, de inspiração habermasiana, que visa ao real entendimento das questões e à produção de conhecimento factual. O modelo das organizações pós-burocráticas debate essas e outras questões que apresentamos neste artigo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo presenta un debate sobre el tema resiliencia organizacional, al cual se le dedica un número especial del periódico Cadernos EBAPE.BR. Si la organización logra enfrentar situaciones de ruptura con éxito, innovando y aprendiendo con dicha dinámica y alcanzando niveles de complejidad superiores en equilibrio, la resultante es que, aun enfrentando muchas rupturas, se trata de una organización resiliente por aprender con estas, evolucionar y demostrar ser estable en procesos de cambio. Se observa la capacidad de establecer niveles cada vez más complejos de estabilidad, logrando nuevamente el equilibrio en un movimiento dinámico y continuo de evolución y aprendizaje. Cuanto más resiliente sea una organización, más innovadora será su actividad, basada en un sustantivo trabajo de comunicación, de inspiración habermasiana, con vistas al real entendimiento de las cuestiones y a la producción de conocimiento factual. El modelo de las organizaciones postburocráticas debate esas y otras cuestiones que presentamos en este artículo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article presents a debate regarding the concept of organizational resilience, a subject to which Cadernos EBAPE.BR dedicated a special issue. If the organization is resilient, it faces situations of rupture and risk successfully, innovating and learning during the process, as well as achieving superior levels of equilibrium and complexity, in a dynamic of continuous evolution”. The more resilient the organization is, the more innovative its activity, grounded in a more substantive communication - inspired by Habermas’ theories - which seeks understanding and factual knowledge. The model of post-bureaucratic organizations debates these and others issues presented in this article.
  • Resiliência organizacional: proposição de modelo integrado e agenda de pesquisa Artigos

    Irigaray, Hélio Arthur Reis; Paiva, Kely Cesar Martins de; Goldschmidt, Cristina Chaves

    Resumo em Português:

    Resumo A proposta deste ensaio teórico foi lançar luzes e sintetizar questões conceituais a respeito da resiliência no mundo do trabalho - ou seja, considerando trabalhadores e organizações -, propor um modelo integrado de análise. Para tanto, foi realizado um resgate histórico da discussão do constructo, suas especificidades no campo da Administração, o que inclui níveis de análise diferenciados. Após conceituar resiliência organizacional e considerando-se os elementos da resiliência nos níveis individual e sistêmico, assim como aspectos contextuais que permeiam as relações que se passam nos níveis micro e macro de análise, propôs-se um modelo integrado de análise de Resiliência Organizacional. A partir dele, traçou-se uma agenda de pesquisa que abraçou aspectos metodológicos e conexões conceituais e temáticas, a qual pode contribuir para o debate de um constructo que engloba processos altamente complexos, que envolvem níveis diferenciados de análise, e que estão submetidos a lógicas nem sempre claras e precisas, tanto para o indivíduo como para a organização, de modo amplo aqui considerados.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El propósito de este ensayo teórico es arrojar luz y sintetizar cuestiones conceptuales sobre la capacidad de recuperación en el mercado laboral, es decir, teniendo en cuenta trabajadores y organizaciones, y proponer un modelo de análisis integrado. Para ello, se realizó un rescate histórico de la discusión del constructo, y de susespecificidades en el campo de la Administración, lo que incluye diferentes niveles de análisis. Después de la conceptualización de la resiliencia organizacional y considerando los elementos de la resiliencia en los niveles individual y sistémico, así como aspectos contextuales que permean las relaciones que tienen lugar en los niveles micro y macro de análisis, se propuso un modelo integrado de análisis de la Resiliencia Organizacional. A partir de este, hemos elaborado una agenda de investigación que abarcó aspectos metodológicos y conexiones conceptuales y temáticas, que pueden contribuir al debate de un constructo que abarque procesos de alta complejidad que implican diferentes niveles de análisis y que están sometidos a lógicas no siempre claras y precisas, tanto para el individuo como para la organización, aquí considerados de modo amplio.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This theoretical essay seeks to clarify and synthesize conceptual issues related to resilience in the labor market, as well as to propose an integrated analysis model taking into consideration workers and organizations. An historical review of the concept of resilience was conducted, observing its particularities in the field of Administration and including different levels of analysis. After conceptualizing Organizational Resilience, the study discussed the elements of resilience at the individual and systemic levels, as well as aspects of the context permeating the relationships at the micro and macro levels of analysis, proposing an integrated model of Organizational Resilience analysis. A research agenda is then proposed, embracing methodological aspects and conceptual and thematic connections, in order to contribute to the debate on resilience encompassing highly complex processes that involve different levels of analysis, and are subject to principles not always clear and precise, both for the individual and for the organization.
  • Resiliência no trabalho: uma análise comparativa entre as teorias funcionalista e crítica Artigos

    Vieira, Adriana de Azevedo; Oliveira, Carlyle Tadeu Falcão de

    Resumo em Português:

    Resumo A resiliência foi um termo que começou a ser empregado no contexto organizacional no final dos anos 1990; porém, atualmente, é exigida como uma forma de competência ou um “perfil” para determinada vaga de emprego no mercado de trabalho. Na mesma época, surgiu uma linha de pesquisa que tem papel fundamental em analisar as relações de trabalho com foco no indivíduo e em seu universo subjetivo, questionando as ideias funcionalistas que predominavam há anos no contexto das organizações. Partindo dessa ideia, este trabalho tem como objetivo interpretar o conceito de resiliência na literatura com foco no universo subjetivo do trabalhador. Para isso, foi realizada uma investigação sobre os fatores internos e externos e suas influências na forma de pensar e agir (subjetividade) dos trabalhadores com foco no conceito de resiliência. Esta pesquisa foi de cunho qualitativo, exploratório e descritivo quanto aos fins e bibliográfico quantos aos meios, tendo sido analisados 59 trabalhos publicados no período de 1999 a 2014. Os resultados revelaram que o conceito de resiliência, na perspectiva funcionalista, continua dominante no discurso organizacional.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La resiliencia es un término que comenzó a emplearse en el contexto organizacional a finales de los años 1990, pero actualmente se requiere como un tipo de competencia o un “perfil” para determinada vacante de empleo en el mercado de trabajo. En la misma época, surgió una línea de investigación que tiene un papel fundamental al analizar las relaciones de trabajo centrándose en el individuo y en su universo subjetivo, cuestionando las ideas funcionalistas que predominaban desde hace años en el contexto de las organizaciones. A partir de esta idea, este trabajo tiene como objetivo general interpretar el concepto de resiliencia en la literatura enfocando el universo subjetivo del trabajador. Para ello, se realizó una investigación sobre los factores internos y externos y sus influencias en la forma de pensar y actuar (subjetividad) de los trabajadores con foco en el concepto de resiliencia. Para esta investigación, que fue de carácter cualitativo, exploratorio y descriptivo cuanto a los fines y bibliográfico cuantos a los medios, se analizaron 59 trabajos publicados en el período de 1999 a 2014. Los resultados revelaron que el concepto de resiliencia, en la perspectiva funcionalista, sigue siendo dominante en el discurso organizacional.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Resilience is a term that began to be used in the organizational context in the late 1990s; however, today it is required as a competence or “profile” for particular openings in the job market. At the same time, a line of research emerged with the fundamental role of analyzing labor relations with focus on the individual and his subjective universe, as well as questioning the functionalist ideas that had prevailed for years in organizational contexts. From this idea, this paper has as an objective to interpret the concept of resilience in literature, focusing on the subjective universe of the worker. For this, an investigation was conducted on the internal and external factors and their influences on the way a worker thinks and acts (subjectivity), with a focus on the concept of resilience. The research was qualitative, exploratory and descriptive in regards to its purpose, and bibliographic in regards to its means, with 59 papers, published between 1999 and 2014, analyzed. The results revealed that the concept of resilience from a functionalist perspective continues to dominate the organizational discourse.
  • Competências para a sustentabilidade organizacional: uma revisão sistemática Artigo

    Kuzma, Edson Luis; Doliveira, Sérgio Luis Dias; Silva, Adriana Queiroz

    Resumo em Português:

    Resumo A relação estabelecida entre as competências organizacionais e a sustentabilidade organizacional deve ser objeto de reflexão e constante aprimoramento, visando à convergência dos objetivos individuais e da organização para a sustentabilidade dos negócios e o atingimento das estratégias empreendidas. Portanto, considerando-se a relevância das discussões que envolvem as competências societais e a sustentabilidade organizacional, a presente pesquisa buscou analisar e explorar a relação existente entre as competências organizacionais e a sustentabilidade aplicada ao contexto empresarial. Para tanto, optou-se pelo desenvolvimento de uma revisão sistêmica das publicações de cunho quantitativo e qualitativo a partir de buscas por meio do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da base de dados da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração (Anpad) nos últimos seis anos, considerando o período de 2010 a 2015. As pesquisas abordam, em unanimidade, o tratamento da relação entre as competências organizacionais e a sustentabilidade aplicada às organizações. Os resultados apontam para distintas linhas de compreensão e de produção, que agregam conhecimento à discussão que envolve a temática. Os estudos tratam de competências organizacionais que são desenvolvidas em empresas pela articulação de ações com foco nas dimensões econômica, social e ambiental na composição do ser sustentável, conforme é apresentado no artigo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La relación establecida entre las competencias organizacionales y la sostenibilidad organizacional debe ser objeto de reflexión y constante perfeccionamiento, buscando la convergencia de los objetivos individuales y de la organización para la sostenibilidad de los negocios y el logro de las estrategias emprendidas. Por lo tanto, considerando la relevancia de las discusiones que involucran las competencias societarias y la sostenibilidad organizacional, la presente investigación buscó analizar y explorar la relación existente entre las competencias organizacionales y la sostenibilidad aplicada al contexto empresarial. Para ello, se optó por el desarrollo de una revisión sistémica de las publicaciones de carácter cuantitativo y cualitativo a partir de búsquedas a través del Portal de Periódicos de la Coordinación de Perfeccionamiento de Personal de Nivel Superior (Capes) y de la base de datos de la Asociación Nacional de Posgrado e Investigación en Administración (Anpad) en los últimos seis años, considerando el período de 2010 a 2015. Las investigaciones abordan unánimemente el tratamiento de la relación entre las competencias organizacionales y la sostenibilidad aplicada a las organizaciones. Los resultados apuntan hacia distintas líneas de comprensión y de producción, que agregan conocimiento a la discusión en torno a la temática. Los estudios tratan de competencias organizacionales que se desarrollan en empresas por la articulación de acciones con foco en las dimensiones económica, social y ambiental en la composición del ser sostenible, como se presenta en el artículo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The relationship established between organizational skills and organizational sustainability should be reflected and constantly improved to align the goals of the individual and the organization, in order to achieve business sustainability and success of the strategies adopted. Against this backdrop and considering the relevance of discussions involving societal competencies and organizational sustainability, this research seeks to analyze and explore the relationship between organizational competencies and sustainability, applied to a business context. To this end a systemic review of quantitative and qualitative publications was conducted, using CAPES Portal of Scientific Journals (Periódicos CAPES) and ANPAD - National Association of Graduate Studies and Research in Administration database. The research focused on studies published from 2010 to 2015, and all publications approach the relationship between organizational competencies and sustainability, applied to organizations. The results show distinct lines of understanding and production adding value to the debate on the issue. The publications focus on organizational competencies that are developed in companies by articulated activities focusing on economic, social and environmental dimensions of sustainability.
  • Dynamic capabilities from an institutionalist viewpoint Article

    Albuquerque, José Bonfim; Bulgacov, Sergio; May, Márcia Ramos

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste artigo é elucidar os efeitos das respostas estratégica, técnica e institucional na perspectiva das capacidades dinâmicas tendo em vista as mudanças ambientais, considerando que a literatura tem apresentado poucas referências sobre como os fatores institucionais contribuem para a capacidade dinâmica. Um estudo de caso foi realizado na mais antiga empresa jornalística no Brasil. Identificou-se que as práticas organizacionais, na perspectiva da capacidade dinâmica são condicionadas por mecanismos e fatores que extrapolam intenções, expectativas e habilidades de planejamento anteriores da Diretoria. A nova estrutura social da organização, desvelada pelo estudo, baseada na interpretação dos próprios jornalistas, a respeito da realidade social do campo do jornalismo, apoiado pela interpretação coerente de alguns dos gestores, foi sendo institucionalizada ao se buscar reduzir as incertezas causadas pela rápida mudança nos hábitos de leitura das pessoas. O estudo revelou que novas práticas estratégicas, tais como levar o jornal a ser conhecido por escolares e o desenvolvimento de um jornal digital, demonstraram a institucionalização de novas ordens normativas com maior responsabilidade social, maior legitimidade e, ao mesmo tempo, maior capacidade da organização em se adaptar ao novo ambiente de negócio. Em outra perspectiva, esses aspectos refletem uma estrutura cultural que contribui para direcionamento da empresa para o uso de novas tecnologias e demandas sociais.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este artículo es dilucidar los efectos de las respuestas estratégica, técnica e institucional en la perspectiva de las capacidades dinámicas, teniendo en cuenta los cambios ambientales, considerando que la literatura ha presentado pocas referencias sobre cómo los factores institucionales contribuyen a la capacidad dinámica. En un estudio de caso realizado en la empresa periodística brasileña más antigua, se identificó que las prácticas organizacionales, en la perspectiva de la capacidad dinámica están condicionadas por mecanismos y factores que superan intenciones, expectativas y habilidades de planificación anteriores de la dirección. La nueva estructura social de la organización, develada por el estudio, basada en la interpretación de los propios periodistas acerca de la realidad social del campo del periodismo, apoyada por la interpretación coherente de algunos de los gestores, fue siendo institucionalizada al buscar reducir la incertidumbre causada por el rápido cambio de los hábitos de lectura de las personas. El estudio reveló que nuevas prácticas estratégicas, tales como hacer que el periódico sea conocido por estudiantes y el desarrollo de un periódico digital, demostraron la institucionalización de nuevos órdenes normativos con mayor responsabilidad social, mayor legitimidad y, al mismo tiempo, mayor capacidad de la organización para adaptarse al nuevo ambiente de negocio. En otra perspectiva, estos aspectos reflejan una estructura cultural que contribuye a dirigir a la empresa hacia el uso de nuevas tecnologías y demandas sociales.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The purpose of this paper is to elucidate the effects of strategic, technical and institutional response, in the perspective of dynamic capability facing environmental changes, considering that the literature has few references on how institutional factors contribute to a firm’s dynamic capabilities. A case study was conducted on the oldest journalistic enterprise in Brazil. It was found that the organizational practices with dynamic capabilities were conditioned by mechanisms and factors that have extrapolated intentions, expectations, and planning skills of the firm’s own Board of Directors. The new social structure found in the organization is based on the interpretations of the journalists themselves, regarding the social reality of the field of journalism, was supported by the coherent interpretative schemata of some managers in order to reduce the uncertainty caused by institutional demands of the rapidly changing reading habits of people. The study revealed that strategic practices such as making the newspaper known at schools, development of a digital newspaper, showed the influence of institutions as a new normative order, social responsibility, greater legitimacy, and at the same time, a higher capacity of the organization to adapt to its business environment. These aspects, reflect a cultural structure that is reproduced at the company in its practices for the continuous use of new technologies and new social demands.
  • Valorização do tema “Responsabilidade Social” em Instituições de Ensino Superior? Análise de cursos de Administração no estado do Rio de Janeiro Artigos

    Serao, Luiz Antonio Jucá; Oliveira, Fátima Bayma de; Pires, Mirian Albert; Sant’Anna, Anderson de Souza

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo tem por objetivo analisar o nível de valorização do tema “responsabilidade social” em cursos de Administração de instituições de ensino superior do estado do Rio de Janeiro, por meio da percepção de coordenadores de cursos, alunos e de entidades estudantis que promovem práticas sociais. Em termos metodológicos, a pesquisa possui natureza qualitativa e resulta da realização de 14 (quatorze) entrevistas em profundidade com coordenadores, diretores, professores e alunos representantes das entidades estudantis sociais. Complementarmente, foram aplicados 15 (quinze) questionários a alunos que atuaram nas entidades sociais investigadas. Os resultados empíricos revelam que ainda há um árduo caminho para que tal temática seja efetivamente inserida na grade curricular obrigatória dos cursos de Administração investigados. Na maioria dos casos, as disciplinas que tratam sobre responsabilidade social são optativas (IES privadas) ou inexistentes (IES públicas). Apesar disso, percebe-se um crescimento no número de estudantes que atuam em Entidades Estudantis no apoio a práticas sociais, que consiste em uma forma de os alunos terem experiência prática com o tema. Esse percentual ainda é baixo, considerando o contingente total de alunos matriculados nos cursos de Administração. Os achados revelam, ainda, que as principais causas desse baixo envolvimento dos estudantes em entidades sociais estão associadas à baixa valorização das entidades sociais pelas instituições de ensino superior, bem como a questões burocráticas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este artículo es analizar el nivel de valoración del tema Responsabilidad Social en la carrera de Administración de instituciones de enseñanza superior del estado de Rio de Janeiro, a partir de la precepción de coordinadores de carrera, alumnos y de organizaciones estudiantiles que promueven prácticas sociales. Con relación a la metodología, esta investigación es de carácter cualitativo y resulta de la realización de catorce (14) entrevistas en profundidad con coordinadores, directores, profesores, y alumnos representantes de las organizaciones estudiantiles. Complementariamente, se aplicaron quince (15) cuestionarios a alumnos que integraron las organizaciones estudiantiles investigadas. Los resultados empíricos revelan que todavía existe un largo camino por recorrer para que esta cuestión sea efectivamente incorporada al currículo obligatorio de la carrera de Administración. En la mayoría de los casos, las materias que tratan sobre Responsabilidad Social son optativas (en los casos de instituciones de enseñanza superior privadas) o ni siquiera existen (en instituciones de enseñanza superior públicas). Sin embargo, se observa un crecimiento del número de estudiantes que participan en organizaciones estudiantiles para apoyar prácticas sociales -lo que para los alumnos es una forma de adquirir experiencia práctica en el tema-. De todos modos y en virtud de la totalidad de alumnos inscriptos en la carrera de Administración, este número aún es bajo. Los resultados revelan que las principales causas de este bajo nivel de participación de los alumnos en organizaciones estudiantiles están relacionadas a cuestiones burocráticas y al poco valor dado por las instituciones de enseñanza superior a las organizaciones estudiantiles.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper aims to analyze the recognition of the theme “social responsibility” in undergraduate courses in Business Administration offered by higher education institutions (HEIs) in the State of Rio de Janeiro, from the viewpoint of course coordinators, students and student organizations that undertake social practices. A qualitative survey was conducted by applying 14 (fourteen) in-depth interviews with the coordinators, directors, professors and representatives of students social organizations. In addition, 15 (fifteen) questionnaires were completed by students who worked in the surveyed social organizations. The empirical results reveal that there is still a long way to go for Social Responsibility to be effectively included in the mandatory study program of the surveyed courses in Business Administration. In most cases, disciplines addressing social responsibility are optional (in private HEIs) or non-existent (in public HEI). Nevertheless, there is a notable increase in the number of students working in student organizations and engaged in social practices, which represent an opportunity for students to get work experience in the subject. However, this is still a small percentage, considering the amount of students registered on undergraduate courses in Business Administration. The findings also reveal that the main causes of this poor involvement of students in social entities are associated with bureaucracy as well as with the low recognition HEI give to social organizations.
  • Resiliência organizacional e marketing social: uma avaliação de fundamentos e afinidades Artigos

    kamlot, Daniel

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo relaciona os conceitos de resiliência organizacional com os de marketing social, buscando expor os pontos em comum entre tais áreas de estudo e identificando de que forma ambas se associam. Tendo como base a análise da literatura referente a ambos os temas, foi realizada uma avaliação das confluências existentes entre a resiliência e os atributos basilares do marketing social, a fim de identificar aspectos que articulassem tais domínios de conhecimento. A proposição aqui apresentada indica que a adaptação e a mudança - de comportamentos, modos de proceder e atitudes, entre outras - compõem o que aproxima o estudo da resiliência dos princípios subjacentes ao marketing social, sendo ambos vinculados pela necessidade de alterar comportamentos e pela adequação a certas situações inesperadas. No caso do marketing social, um foco na geração de bem-estar social seria observado, enquanto, no caso da resiliência organizacional, o foco das empresas estaria na necessidade inerente de mudar para não serem superadas em seu mercado de atuação, aproveitando oportunidades eventualmente surgidas a partir de uma situação de ruptura.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este artículo se relacionan los conceptos de resiliencia organizacional con los de marketing social, tratando de exponer las similitudes entre tales áreas de estudio y de identificar cómo ambas se asocian. Con base en el análisis de la bibliografía sobre ambos temas, se realizó una evaluación de las confluencias entre la resiliencia y los atributos básicos del marketing social, para identificar aspectos que articulasen tales dominios del conocimiento. La propuesta que aquí se presenta indica que la adaptación y el cambio -de comportamientos, formas de conducta y actitudes, entre otros- representan lo que aproxima el estudio de la resiliencia de los principios subyacentes al marketing social, pues ambos están vinculados por la necesidad de alterar comportamientos y por la adecuación requerida a ciertas situaciones inesperadas. En cuanto al marketing social, se observaría un enfoque en la generación de bienestar social, mientras que en el caso de la resiliencia organizacional, las empresas se centrarían en la necesidad inherente de cambiar para no ser superadas en su mercado de actuación, aprovechando las oportunidades que puedan surgir de una situación de ruptura.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This essay relates the concepts of organizational resilience to those of social marketing, exposing the commonalities between the fields of study and identifying how both associate to each other. Based on the analysis of the literature on both themes, an assessment of the confluences between resilience and the basic attributes of social marketing was made, in order to identify aspects that articulate such domains of knowledge. The proposal presented here indicates that adaptation and change — of behaviors, ways of proceeding, and attitudes, among others — are responsible for linking the study of resilience to the principles of social marketing, both of which are bound by the need to change behaviors and by the required suitability to certain unexpected situations. Regarding social marketing, a focus on the generation of social welfare was observed, while in the case of organizational resilience, companies focused on the inherent need to change to be competitive in the market, taking advantage of opportunities that may arise from a situation of rupture.
  • Motivating factors in hospital environmental management programs: a multiple case study in four private Brazilian hospitals Article

    Krüger, Jan; Araújo, Claudia; Curi, Guilherme

    Resumo em Português:

    Resumo A responsabilidade ambiental é um tema de pesquisa amplo e relativamente recente no setor de saúde. Tendo em vista que o aumento da expectativa de vida implica maior necessidade de serviços médicos e que estes, por sua vez, geram externalidades ambientais com efeitos negativos sobre a saúde, é necessária uma compreensão mais profunda da relação entre responsabilidade ambiental e o setor de saúde. Este artigo tem por objetivo investigar o que motiva os gestores de hospitais a buscar e adotar programas de responsabilidade ambiental e identificar as ações implementadas por eles. Um estudo de caso múltiplo foi conduzido em quatro hospitais brasileiros, localizados no Rio de Janeiro e em São Paulo. Os resultados indicam que os principais impulsionadores são concorrência, ética e regulação e que os motivadores concorrência e regulação têm o potencial para estabelecer uma base para o desempenho ambiental, que varia de acordo com tipo de propriedade (pública ou privada). Os resultados também indicam que a abrangência das ações ambientais está relacionada com a resiliência organizacional e com os motivadores que impulsionam hospitais para adotar essas ações. Dois modelos conceituais são propostos para ilustrar estas conclusões e oferecer bases para futuras pesquisas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La responsabilidad ambiental es un tema de investigación amplio y relativamente reciente en el sector de la salud. Considerando que la mayor esperanza de vida genera la necesidad de más servicios médicos y que estos, a su vez, generan externalidades ambientales con efectos negativos sobre la salud humana, es necesaria una comprensión más profunda de la relación entre responsabilidad ambiental y el sector de salud. Así, este artículo tiene como objetivo investigar las principales razones que motivan a los gestores de hospitales a adoptar programas de responsabilidad ambiental e identificar las acciones implementadas por ellos. Se llevó a cabo un estudio de caso múltiple en cuatro hospitales de Rio de Janeiro y São Paulo. El estudio reveló que los principales factores de motivación son de carácter competitivo, ético y reglamentario, y que los motivadores competitivos y reglamentarios tienen potencial para establecer una base para el mejor desempeño en términos ambientales y este desempeño varía según el tipo de propiedad (pública o privada). Los resultados también indicaron que el alcance de las acciones ambientales se correlaciona con la capacidad de resiliencia organizativa y con los motivadores que impulsan a los hospitales a realizar las acciones de sostenibilidad. Se proponen dos modelos conceptuales para ilustrar estas conclusiones y proporcionar las bases para futuras investigaciones.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Environmental responsibility has been a widespread and relatively recent research theme in the healthcare sector. Considering that the greater life expectancy increases the need for healthcare services and that these services produce negative environmental externalities on human health, it is important to understand the relationship between environmental responsibility and the healthcare sector. This article aims to investigate what motivates hospital managers to adopt environmental responsibility programs and to identify the actions implemented by them. A multiple case study was conducted involving four Brazilian hospitals based in Rio de Janeiro and São Paulo. The results indicate that the main drivers are competitive, ethical and regulatory and that the competitive and regulatory motivators have the potential to establish a baseline for environmental performance that varies across ownership type (public or private). The results also indicate that the comprehensiveness of environmental actions is related to organizational resilience and to the motivators that drive hospitals to adopt those actions. Two conceptual models are proposed to illustrate these findings and offer bases for further research.
  • Aspectos críticos do teletrabalho em uma companhia multinacional Artigos

    Aderaldo, Igor Leal; Aderaldo, Carlos Victor Leal; Lima, Afonso Carneiro

    Resumo em Português:

    Resumo Em meio às transformações no mundo dos negócios, as empresas são constantemente forçadas a se adaptar, revisando suas políticas, seus processos e suas práticas e rotinas de trabalho. Dentre as diversas práticas de trabalho, o teletrabalho é um tema polêmico em administração e merecedor de estudos mais aprofundados. Baseando-se nessa premissa, propõe-se a seguinte pergunta de pesquisa: “Quais são os elementos críticos para a sustentabilidade de um programa de teletrabalho no contexto de uma empresa multinacional?”. Assim, o objetivo deste artigo é descrever e caracterizar as visões de teletrabalhadores em relação ao teletrabalho enquanto prática de recursos humanos (RH), suas vantagens e desvantagens, assim como o desafio de torná-lo uma prática estrategicamente orientada. Realizou-se estudo em um programa de teletrabalho para estagiários de uma empresa multinacional. Os dados foram coletados por meio de entrevistas em profundidade com 12 estagiários e examinados por meio de análise de conteúdo no programa de computador NVivo 9 - que forneceu 7categorias acerca das percepções dos participantes do programa de teletrabalho. Dentre as vantagens identificadas estão a relação positiva entre teletrabalho e atividades acadêmicas, a flexibilidade proporcionada, assim como o amadurecimento profissional como resultado do estabelecimento autônomo de metas individuais de trabalho; por outro lado, a sobrecarga de horas de trabalho, a dificuldade de desvincular a vida pessoal do trabalho e os problemas com a visibilidade foram apontados como as principais dificuldades dessa modalidade de trabalho.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En medio a las transformaciones del mundo de los negocios, las empresas son forzadas a adaptarse constantemente, revisando sus políticas, sus procesos, sus prácticas y rutinas de trabajo. Entre las diversas prácticas de trabajo, el teletrabajo es un tema polémico en administración, y merecedor de estudios más profundos. Con base en esa premisa, se plantea la siguiente pregunta de investigación: “¿Cuáles son los elementos críticos para la sostenibilidad de un programa de teletrabajo en el contexto de una empresa multinacional?”. Así, el objetivo de este artículo es describir y caracterizar las opiniones de los teletrabajadores en relación al teletrabajo como práctica de recursos humanos (RH), sus ventajas y desventajas, así como el desafío de convertirlo en una práctica estratégicamente orientada. Se realizó un estudio en un programa de teletrabajo para pasantes de una empresa multinacional. Los datos se recolectaron mediante entrevistas en profundidad con 12 pasantes y se examinaron a través del análisis de contenido en el programa informático NVivo 9, que suministró 7 categorías acerca de las percepciones de los participantes del programa de teletrabajo. Entre las ventajas identificadas están la relación positiva entre teletrabajo y actividades académicas, la flexibilidad proporcionada, así como la madurez profesional resultante del establecimiento autónomo de metas individuales de trabajo. Por otro lado, la sobrecarga de horas de trabajo, la dificultad de desvincular la vida personal del trabajo y los problemas con la visibilidad se señalaron como las principales desventajas de esa modalidad de trabajo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Amidst the changes in the business world, companies are constantly forced to adapt by reviewing their policies, their processes and their practices and work routines. Among various working practices, teleworking is a controversial theme in management and worthy of more in-depth studies. Based on this premise, the following research question is proposed: What are the critical elements for telework programs’ sustainability in a multinational company? This article aims to describe and characterize teleworkers’ views regarding telework as a human resources practice, its advantages and disadvantages, as well as the challenge of making it a strategically oriented practice. A study was carried out in a telework program for interns of a multinational company. Data were collected through in-depth interviews with twelve trainees and examined through a content analysis with the aid of the software NVivo 9. The analysis provided seven categories regarding the percep¬tions of the program participants. Among advantages identified are the positive relationships between telework and academic activities, the flexibility provided, as well as professional development as a result of autonomous setting of individual working goals. On the other hand, the working hours, the difficulty of untying personal life from work and problems with visibility within the organization - which is important in terms of career advancement - were singled out as major difficulties of this work mode.
  • Tipos de divulgação da informação financeira e não financeira de responsabilidade social empresarial Artigo

    Faria, Maria José da Silva

    Resumo em Português:

    Resumo A informação de responsabilidade social empresarial assumiu, nas últimas décadas, uma importância elevada para preparadores e utilizadores e intensificou-se desde 2007, com a crise financeira americana, espelhada em Portugal desde 2008. O crescente volume de informação apresenta várias formas de divulgação de ações que tenham impacto no desempenho das empresas e reflexo na visão dos stakeholders acerca da empresa na comunidade em que se insere. O objetivo deste artigo é elencar diferentes formas de divulgação de informação de responsabilidade social pelas empresas e destacar os canais usados estrategicamente para o efeito. Cumulativamente, são listadas vantagens e desvantagens dos meios utilizados para contribuir para o questionamento dos atuais recursos em uso para a divulgação da informação socialmente responsável. A metodologia adotada foi a análise bibliográfica de estudos recentes para levantar o estado da arte sobre o tema. Trata-se de pesquisa descritiva realizada em empresas nacionais cotadas na bolsa de valores de Lisboa no 1º semestre de 2016. Conclui-se que existe uma multiplicidade de informações divulgadas pelas empresas acerca das suas ações de responsabilidade social: escrita e não escrita, financeira e não financeira e interna e externa. As páginas web e os relatórios tradicionais parecem ser mais usados, apesar de subsistirem dificuldades de medida no relato quantitativo em comparação com o qualitativo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La información de responsabilidad social empresarial asumió, en las últimas décadas, una gran importancia para los preparadores y usuarios y se intensificó desde 2007, con la crisis financiera estadounidense, reflejada en Portugal desde 2008. El creciente volumen de información presenta varias formas de divulgación de acciones que tengan impacto sobre el desempeño de las empresas y reflejo sobre la visión de los stakeholders acerca de la empresa en la comunidad donde opera. El objetivo de este artículo es listar diferentes formas de divulgación de información de responsabilidad social de las empresas y destacar los canales utilizados estratégicamente para este fin. Acumulativamente, se enumeran ventajas y desventajas de los medios utilizados para contribuir al cuestionamiento de los actuales recursos en uso para la divulgación de información socialmente responsable. La metodología adoptada fue el análisis bibliográfico de estudios recientes para averiguar el nivel de desarrollo del tema. Se trata de una investigación descriptiva realizada en empresas nacionales que cotizan en la bolsa de valores de Lisboa en el 1er semestre de 2016. Se concluye que existe una multiplicidad de información divulgada por las empresas sobre sus acciones de responsabilidad social: escrita y no escrita, financiera y no financiera e interna y externa. Las páginas web y los informes tradicionales parecen ser más utilizados, aunque persistan dificultades de medida en el informe cuantitativo en comparación con el cualitativo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Corporate social responsibility information assumes, in recent decades, a high importance to preparers and users has intensified since 2007, with the US financial crisis, reflected in Portugal since 2008. The growing volume of information presents several forms of dissemination aimed it is to promote actions that have an impact on business performance and reflection on the vision that stakeholders have of the company in the community in which it operates. The purpose of this article is to list different forms of information dissemination of corporate social responsibility and highlight the channels used strategically for this purpose. Cumulatively want to list advantages and disadvantages of the means to contribute to the questioning of the current use of resources for the promotion of socially responsible information. The methodology used was a literature review of recent studies in which it sought a general area of ​​the state of the art. Cumulatively was used a descriptive research in domestic companies listed on the Lisbon values ​​in the 1st half of 2016 in order to record, analyze and relate the facts established in the literature review in the Portuguese context. We conclude that there is a multitude of information disclosed by companies of their social responsibility: written and unwritten, financial and non-financial, and internal and external. The web pages and traditional reports seem to be the most used, although difficulties persist measure the quantitative report over the quality, it requires greater rigor to ensure superior quality in the produced social responsibility information.
Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas Rua Jornalista Orlando Dantas, 30 - sala 107, 22231-010 Rio de Janeiro/RJ Brasil, Tel.: (21) 3083-2731 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernosebape@fgv.br