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Cadernos EBAPE.BR, Volume: 16, Número: 1, Publicado: 2018
  • 15 anos do periódico Cadernos EBAPE.BR Editorial

    Vasconcelos, Isabella Francisca Freitas Gouveia de; Irigaray, Hélio Arthur Reis
  • Mecanismos de controle na governança corporativa das empresas estatais: uma comparação entre Brasil e Portugal Artigo

    Fontes Filho, Joaquim Rubens; Alves, Carlos Francisco

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo visa a identificar como mecanismos de controle externo e interno da governança corporativa, tipicamente considerados no setor empresarial privado, são aplicados ou transformados para o setor público nas empresas estatais. A partir de uma revisão do problema de agência e dos mecanismos propostos para sua mitigação no contexto empresarial, este estudo analisa a situação da governança das empresas estatais no Brasil e em Portugal, com vistas a comparar as soluções adotadas nos dois países e as necessidades de desenvolvimento. Além de compartilhar histórias e fundamentos culturais comuns, esses países são caracterizados como ambientes de pouca segurança aos investidores e fragilidade de instrumentos de solução de litígios, por estruturas de propriedade concentradas e por mercados de capitais ainda insuficientes para pressionar o comportamento das empresas, condições que fragilizam os mecanismos de mercado de controle externo e amplificam a influência das peculiaridades das questões internas de governança das estatais. As análises apontam significativas evoluções recentes nas práticas de governança das estatais, mas identificam desafios que ainda precisam ser direcionados.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este estudio pretende identificar cómo los mecanismos de control externo e interno de la gobernanza corporativa, típicamente considerados en el sector empresarial privado, son aplicados o transformados al sector público en las empresas estatales. A partir de una revisión del problema de agencia y de los mecanismos propuestos para su mitigación en el contexto empresarial, el estudio analiza la situación de la gobernanza de las empresas estatales en Brasil y Portugal, con miras a comparar las soluciones adoptadas en los dos países y las necesidades de desarrollo. Además de compartir historias y fundamentos culturales comunes, estos países se caracterizan por un ambiente de poca seguridad a los inversores y fragilidad de instrumentos de solución de litigios, por estructuras de propiedad concentradas, y por mercados de capitales aún insuficientes para presionar el comportamiento de las empresas, condiciones que debilitan la efectividad de los mecanismos de mercado de control externo y amplifican la influencia de las peculiaridades de las cuestiones internas de gobernanza de las estatales. Los análisis apuntan significativas evoluciones recientes en las prácticas de gobernanza de las estatales, pero identifican desafíos que aún deben ser dirigidos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aims to identify how external and internal control mechanisms of corporate governance, typically used in the private business sector, are applied or transformed for the public sector in state-owned enterprises (SOEs). Based on a review of the agency problem and the mechanisms proposed for its mitigation in the business context, the study analyzes the governance situation of SOEs in Brazil and Portugal, with a view to comparing the solutions adopted in the two countries and the needs for development. In addition to sharing common history and cultural foundations, these countries are characterized by a low investor security environment and fragility of dispute settlement mechanisms; by concentrated ownership structures; and by capital markets still insufficient to pressure corporate behavior, conditions which weaken the market mechanisms of external control and amplify the influence of the peculiarities of SOEs’ internal governance issues. The analyses point to significant recent advances in SOEs’ governance practices, but identify challenges yet to be addressed.
  • O desempenho dos burocratas de médio escalão: determinantes do relacionamento e das suas atividades Article

    Cavalcante, Pedro Luiz; Lotta, Gabriela Spanghero; Yamada, Erika Mayumi Kasai

    Resumo em Português:

    Resumo Embora os pesquisadores venham estudando a burocracia há bastante tempo, os burocratas de médio escalão (BME) recebem menos atenção da literatura. Para preencher essa lacuna, o artigo explora a questão da heterogeneidade dos BME em relação ao seu perfil, sua experiência profissional e, principalmente, seu desempenho. O principal objetivo é investigar os determinantes do desempenho dos BME a partir de duas dimensões: o nível de relacionamento dos BME e o nível de complexidade de suas atividades. Essas dimensões são muito valorizadas atualmente, considerando o crescimento da sua importância em contextos de governança em rede e accountability burocrática. Primeiro, realizamos uma análise descritiva dos dados coletados em 2014 junto a servidores federais que ocupavam cargos comissionados. Para tanto, elaboramos índices sintéticos das duas dimensões: relacionamento e atividades da burocracia. Posteriormente, empregamos modelos de análise multivariados para explicar seus determinantes. Os resultados empíricos mostram que o desempenho dos burocratas de médio escalão é afetado tanto por fatores estruturais do governo, como também por suas próprias características individuais. No entanto, os efeitos das variáveis mudam consideravelmente. As evidências empíricas sugerem que os BME mais conectados e que realizam mais atividades são aqueles que ocupam cargos comissionados mais elevados. Eles têm maior nível educacional e mais capacidade de influenciar diretamente as decisões dos processos de trabalho e atuam em áreas finalísticas de políticas públicas, especialmente na área social.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen A pesar de que los académicos han investigado la burocracia por mucho tiempo, los burócratas de nivel medio (BNM) son poco estudiados. Para llenar ese vacío, este artículo explora la cuestión de la heterogeneidad de los BNM en relación con su perfil, experiencia profesional y, principalmente, su performance. El principal objetivo es investigar los determinantes del desempeño de los BNM desde dos dimensiones fundamentales: el grado de relación de los BNM y el nivel de complejidad de sus actividades. Estas habilidades son actualmente más valoradas, teniendo en cuenta el crecimiento de su importancia en contextos de gobernanza y accountability burocrática. En primer lugar, se realizó un análisis descriptivo de los datos de una encuesta realizada en 2014 con funcionarios con cargos comisionados por el gobierno federal. Para ello, se elaboraron índices sintéticos de las dos dimensiones: relación y actividades de la burocracia. Posteriormente, se utilizaron modelos multivariados para explicar sus determinantes. Los resultados empíricos muestran que la performance de los burócratas de nivel medio es afectada tanto por factores estructurales del gobierno como por sus propias características individuales. Sin embargo, los efectos de las variables varían considerablemente. Las evidencias empíricas sugieren que los BNM más conectados y que realizan más actividades son los que ocupan los puestos comisionados más altos. Ellos tienen más estudio y capacidad de influir directamente en las decisiones de los procesos de trabajo, actúan en áreas de terminación de políticas públicas, especialmente en el área social.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Although scholars have been investigating bureaucrats for a long time, mid-level bureaucrats (MLB) have been far less studied in the literature. To fill this gap, this article explores MLBs heterogeneity regarding their profile, professional background and, above all, performance. The main goal is to investigate the determinants of bureaucrats’ performance, depicted by two crucial dimensions: the degree of MLBs relationship within public bureaucracy and complexity level of their activities. These skills are valued today with increasing importance in contexts of network governance and bureaucratic responsiveness. First, a descriptive analysis was undertaken of survey data collected in 2014 from federal mid-level bureaucrats in positions filled by appointment. This was followed by formulating synthetic indexes of two dimensions: bureaucrats’ activities and their work relationships. Subsequently, multivariate models were employed to explain the determinants of these dimensions. Empirical results show that the mid-level bureaucrats’ performance is both affected by the government’s structure factors as well as by their own individual characteristics. However, the variables effects vary considerably. The empirical evidence suggests that MLBs tend to be more connected and perform more activities as they hold higher positions filled by appointment, have a higher level of education and capacity to influence decision processes and work directly with policymaking, especially in social policy.
  • Competências gerenciais: uma análise de classificações em estudos empíricos Article

    Freitas, Pablo Fernando Pessoa de; Odelius, Catarina Cecília

    Resumo em Português:

    Resumo Este trabalho apresenta uma revisão de literatura sobre competências gerenciais (MC), visando identificar as classificações de MC mais citadas em estudos empíricos (contendo esquemas, modelos, categorizações ou ainda a mera identificação de MC em determinado locus de pesquisa) entre 2005 e 2015. Por meio de pesquisa bibliográfica e análise de conteúdo com categorização a posteriori, foram investigados 46 artigos, além de suas referências comuns e seminais. Como resultado, pôde-se concluir que o Modelo de Quinn (1988) foi o mais recorrente no período, estando presente em 12 estudos, e que, quanto aos 34 demais artigos, as categorias de MC com maior incidência foram: Orientação para resultados (clientes, processos, custos, mercado, produtos, projetos etc.); Habilidade com pessoas e equipes (relacionamento interpessoal, cooperação etc.); Liderança, Coordenação e Motivação; Habilidade com Mudanças (inovações e capacidade de Adaptação situacional); Comunicação; Planejamento; Gestão do Conhecimento; Organização e Controle (alocação e mobilização de recursos e monitoramento); Atitudes e Valores (Ética, iniciativa, comprometimento etc.); e Conhecimentos e Habilidades Técnicas da área), sendo que para essas duas últimas categorias foram apresentados questionamentos e críticas. Entre várias recomendações de pesquisa, sugerem-se estudos que identifiquem as MC de maior relevo, ainda que genéricas ou transversais, de modo a nortear ou facilitar a viabilização de diagnósticos de MC, proporcionando que os futuros estudos se concentrem em mapear competências específicas e peculiares do locus de pesquisa estudado; bem como a replicação do estudo, com o fito de verificar o comportamento dinâmico das MC ao longo dos anos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este trabajo presenta una revisión de la literatura sobre competencias de gestión (MC), con la intención de identificar las clasificaciones de MC más citadas en estudios empíricos (con esquemas, modelos, categorizaciones o incluso la mera identificación de MC en determinado locus de investigación) entre 2005 y 2015. A través de investigación bibliográfica y análisis de contenido con categorización a posteriori, se investigaron 46 artículos, además de sus referencias comunes y seminales. Como resultado, se puede concluir que el modelo de Quinn (1988) fue el más recurrente durante el período, presente en 12 estudios, y que, a respecto de los otros 34 artículos, las categorías de MC con mayor incidencia fueron: Orientación para resultados (clientes, procesos, costos, mercado, productos, proyectos, etc.); Habilidad con personas y equipos (relación interpersonal, cooperación, etc.); Liderazgo, Coordinación y motivación; Habilidad con cambios (innovaciones y capacidad de adaptación situacional); Comunicación; Planificación; Gestión del conocimiento; Organización y control (asignación y movilización de recursos y monitoreo); Actitudes y valores (ética, iniciativa, compromiso, etc.); y Conocimientos y habilidades técnicas del área -para esas dos últimas categorías se presentaron cuestionamientos y críticas-. Entre numerosas recomendaciones de investigación, se sugieren estudios que identifiquen las MC más relevantes, aunque sean genéricas o transversales, para poder orientar o facilitar la viabilidad de diagnósticos de MC, que posibiliten que los futuros estudios se concentren en mapear competencias específicas y peculiares del locus de investigación estudiado; así como la replicación del estudio, a los efectos de verificar el comportamiento dinámico de las MC con el paso del tiempo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study presents a literature review on managerial competencies (MC) in order to identify the most mentioned classifications of MC in empirical studies (including schemes, models, categorizations, or even the mere identification of MC in a particular locus of research) from 2005 to 2015. Using bibliographic research and content analysis with a posteriori classification, 46 articles were investigated, along with their common and seminal references. It was concluded that the Quinn model was the most recurrent during the period studied as it appeared in 12 studies. Regarding the other 34 articles, the MC categories with a higher incidence were: result oriented (clients, processes, costs, market, products, projects, etc.); ability to work with people and teams (interpersonal relationship, cooperation, etc.); leadership, coordination, and motivation; ability to work in changing environments (innovation and situational adaptability capability); communication; planning; knowledge management; organization and control (resource allocation, mobilization, and monitoring); Attitudes and Values (ethics, initiative, commitment, etc.); and knowledge and technical skills in the field. Inquiries and criticisms were presented for the last two categories. Among several research recommendations, studies should identify the most relevant MC, even generic or transversal ones, in order to facilitate or allow the diagnosis of MC, providing further studies to concentrate on mapping specific competencies of the studied locus of research, as well as the replication of the study to verify the dynamic behavior of MC over time.
  • Os EUA, a exportação e a expansão do ensino de Management no Brasil nas décadas de 1950 e 1960 Artigo

    Alcadipani, Rafael; Bertero, Carlos Osmar

    Resumo em Português:

    Resumo Estudos a respeito da história do ensino de Administração têm ganhado destaque no campo, recentemente, em nosso país. Neste artigo, discutimos como instituições dos EUA atuaram na exportação e expansão do ensino de Management no Brasil durante os anos de 1950 e 1960. Argumentamos que a representação diplomática dos EUA, a Universidade do Michigan e a Fundação Ford formaram uma rede que possibilitou a exportação e expansão do ensino do Management no País. Este artigo contribui por aprofundar a discussão sobre a exportação e expansão do ensino do Management para o Brasil, e por contextualizar essa ação dentro das relações Brasil-EUA da época. Além disso, mostramos detalhadamente o papel das instituições norte-americanas nesse processo e colocamos ainda a expansão do ensino do Management no Sul e no Nordeste do Brasil como resultado de apoio e pressões por parte dos EUA.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Los estudios de la historia de la enseñanza de administración, han recientemente adquirido relevancia en el área, en nuestro país. En este artículo, discutimos cómo las instituciones de los Estados Unidos actuaron en la exportación y expansión de la enseñanza del Management en Brasil durante los años 1950 y 1960. Argumentamos que la representación diplomática de EUA, la Universidad de Michigan y la Fundación Ford formaron una red que posibilitó la exportación y expansión de la enseñanza del Management en el País. Este artículo contribuye para profundizar la discusión sobre la exportación y expansión de la enseñanza del Management en Brasil, y también para contextualizar esa acción dentro de las relaciones Brasil-EUA de la época. Además, mostramos detalladamente el papel de las instituciones estadounidenses en ese proceso y también colocamos la expansión de la enseñanza del Management en el sur y en el nordeste de Brasil como resultado del apoyo y de las presiones de EUA.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Studies on the history of management education have gained preeminence in the field of organizational studies recently in Brazil. In this article we discuss how U.S. institutions exported and expanded management education in Brazil during the 1950s and 1960s. We argue that the U.S. diplomatic representation, Michigan State University and Ford Foundation have formed a network that enabled the exportation and expansion of management education in Brazil. This article contributes to deepen discussions on the issue of exports and expansion of management education in Brazil and to offer a context of this issue within Brazil-US relations. In addition, the study shows details on the role of North American institutions in this process and the expansion of management education in the South and the Northeast of Brazil as the result of support and pressures from the USA.
  • EBAP e ISEB na busca por uma administração brasileira: uma imersão nos anos 1950 para iluminar o século XXI Artigo

    Wanderley, Sergio; Celano, Ana; Oliveira, Fátima Bayma

    Resumo em Português:

    Resumo O curso de administração se tornou o maior do Brasil e forma hoje um em cada cinco concluintes de curso superior. Dessa maneira, aumenta nossa responsabilidade como educadores em refletir sobre o conteúdo que ministramos. Nossa proposta de reflexão é um mergulho nos anos 1950 − momento da criação das primeiras escolas de graduação −, com base num diálogo entre documentos daquele período e três fontes de depoimentos de ex-alunos e ex-professores da Escola Brasileira de Administração Pública (EBAP): em periódicos da época, depoimentos para o livro comemorativo dos 50 anos da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE) e entrevistas atuais com alunos e professores da época. A ciência da administração que se construía na década de 1950 era vinculada ao desenvolvimento, rejeitava o apriorismo da gerência científica recebida dos EUA e buscava, a partir das ciências sociais, promover de maneira crítica conteúdo que propiciasse a adaptação das técnicas importadas à nossa realidade. Nessa busca por representar o contexto local, a EBAP se aproximou das proposições do Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB) e da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL). A apreensão do contexto local é fundamental para a formação de bons profissionais. Resgatar os esforços produzidos pela EBAP nos anos 1950 para a construção de uma administração brasileira, e as contribuições que ISEB e CEPAL deram nesta empreitada, podem ajudar a nos mostrar caminhos de como (re)conectar a ciência da administração com o contexto nacional e, consequentemente, fornecer conteúdo relevante para nossos egressos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El curso de Administración se transformó en el mayor de Brasil, y hoy es responsable de la formación de uno de cada cinco graduados de la educación superior. Por eso, como educadores, aumenta nuestra responsabilidad de reflexionar sobre el contenido que impartimos. Nuestra propuesta de reflexión es una inmersión en los años 1950, cuando se crearon las primeras escuelas de graduados, fundamentada en un diálogo entre documentos de la época y tres fuentes de testimonios de exalumnos y exprofesores de la Escuela Brasileña de Administración Pública (EBAP): periódicos de la época, testimonios del libro conmemorativo del 50º aniversario de la Escuela Brasileña de Administración Pública y de Empresas (EBAPE), y entrevistas actuales con estudiantes y profesores de la época. La ciencia de la administración que se construía en la década de 1950 estaba relacionada con el desarrollo, rechazaba el apriorismo de la gestión científica recibido de EE.UU. y, con base en las ciencias sociales, promovía de manera crítica contenido que propiciase la adaptación de las técnicas importadas a nuestra realidad. En esa búsqueda para representar el contexto local, la EBAP se aproximó a las proposiciones del Instituto Superior de Estudios Brasileños (ISEB) y de la Comisión Económica para América Latina y el Caribe (CEPAL). La aprehensión del contexto local es fundamental para la formación de buenos profesionales. Rescatar los esfuerzos realizados por la EBAP en la década de 1950 para la construcción de una administración brasileña, y las contribuciones que el ISEB y la CEPAL aportaron a esta iniciativa, pueden ayudar a mostrarnos cómo (re)conectar la ciencia de la administración al contexto nacional y, consecuentemente, proporcionar contenido relevante a nuestros estudiantes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Administration is currently the most offered course in Brazil, responsible for 20% of undergraduate students. Therefore, educators have a big responsibility to reflect on the content of the courses. The reflection proposed here is an immersion into the 1950’s, when the first graduation schools were created. It is a reflection based on a dialogue between documents of that time and three sources of testimonies of former students and former professors of the Brazilian School of Public Administration (EBAP): a) journals of that time; b) testimonies collected for a book published to celebrate the Brazilian School of Public and Business Administration’s (EBAPE) 50th anniversary; and c) interviews with students and professors who attended EBAP in the 1950s. The science of administration in the 1950s was associated to development. It rejected the apriorism of the scientific management received from the US, it also sought - through the social sciences - to critically promote content that fostered the adaptation of imported techniques to our reality. In this quest to represent the local context, EBAP approached the propositions of the Superior Institute of Brazilian Studies (ISEB) and the Economic Commission for Latin America and the Caribbean (ECLAC). The apprehension of the local context is critical to form good professionals. Looking at the efforts of EBAP in order to build a Brazilian administration field in the 1950s, and the contributions that ISEB and ECLAC gave to this endeavor, can help to find ways to (re)connect the science of administration to the national context and, consequently, provide relevant content to our graduates.
  • Racionalidades na motivação para a participação cidadã no controle social: uma experiência local brasileira Artigo

    Sabioni, Marjorie; Ferreira, Marco Aurélio Marques; Reis, Anderson de Oliveira

    Resumo em Português:

    Resumo Este trabalho visa compreender as motivações e os fatores que condicionam a participação ativa no controle social, contribuindo para a literatura de administração pública num campo que ainda há espaço para ser explorado. Além disso, fornece subsídios para que os atores públicos possam formular ações que visam fortalecer as iniciativas de envolvimento dos cidadãos com a gestão pública, em especial, por meio das organizações da sociedade civil. Para isso, tem como principais abordagens teóricas as racionalidades instrumental e substantiva nas organizações públicas e as motivações para a participação cidadã. A técnica empregada para o exame das informações foi a análise de conteúdo, com base no qual foi elaborado um roteiro para a realização de entrevistas em profundidade com membros de uma ONG que atua ativamente no combate à corrupção municipal. Os principais resultados apontam para a complementaridade das racionalidades no processo motivacional da participação cidadã no controle social. O estímulo à participação emerge do valor concedido ao exercício do controle social, advindo da racionalidade substantiva, ao passo que a racionalidade instrumental apresenta-se como um meio de garantir a eficiência e a eficácia da atuação comunitária dos cidadãos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este trabajo pretende comprender las motivaciones y los factores que condicionan la participación activa en el control social, contribuyendo a la literatura de administración pública en un campo en que aún hay espacio por explorar. Además, contribuye a que los actores públicos puedan formular acciones destinadas a fortalecer las iniciativas de participación de los ciudadanos en la gestión pública, en particular, a través de las organizaciones de la sociedad civil. Para ello, tiene como principales abordajes teóricos las racionalidades instrumental y sustantiva en las organizaciones públicas y las motivaciones para la participación ciudadana. La técnica empleada para el examen de las informaciones fue el análisis de contenido, con base en el cual se elaboró un itinerario para la realización de entrevistas en profundidad con miembros de una ONG que actúa activamente en el combate a la corrupción municipal. Los principales resultados apuntan a la complementariedad de las racionalidades en el proceso motivacional de la participación ciudadana en el control social. El estímulo a la participación emerge del valor concedido al ejercicio del control social, proveniente de la racionalidad sustantiva, mientras que la racionalidad instrumental se presenta como un medio de garantizar la eficiencia y la eficacia de la actuación comunitaria de los ciudadanos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This work aims to understand the motivation and factors that influence active participation in social accountability, contributing to literature on public administration in a field which is not fully explored. This study provides elements to help public actors to strengthen initiatives of citizens’ engagement in public management, especially by working with civil society organizations. The main theoretical approaches are the instrumental and the substantive rationality in public organizations, as well as the motivation for citizen participation. Information was collected through in-depth interviews. Content analysis was used to examine the information, allowing to achieve the objectives of the study. The main results indicate the complementarity of both instrumental and substantive rationality in motivating citizen participation in initiatives of social accountability. The motivation to participate comes from the value given to social accountability, which is related to substantive rationality, while the instrumental rationality appears as a means of ensuring the efficiency and the effectiveness of citizens’ community actions.
  • Representações sociais no contexto intercultural: o cotidiano de três subsidiárias brasileiras Artigo

    Bueno, Janaína Maria; Freitas, Maria Ester de

    Resumo em Português:

    Resumo A aceleração e o desenvolvimento de negócios globais fizeram aumentar o grau de diversidade cultural entre profissionais nas organizações, assim como cresceu o interesse sobre o trabalho em grupo e de equipes multiculturais, como mostram pesquisas sobre a dinâmica dessas equipes (ZHOU e SHI, 2011; CHEVRIER e VIEGAS-PIRES, 2013). Este artigo tem por objetivo identificar e analisar quais são as representações sociais construídas por membros de equipes multiculturais de trabalho em suas interações interculturais e como elas afetam o cotidiano organizacional em três subsidiárias de multinacionais no Brasil. Com abordagem qualitativa e método de estudo de caso, a coleta de dados foi realizada por meio de pesquisa documental e 33 entrevistas semiestruturadas com brasileiros e estrangeiros membros de equipes de trabalho. Utilizou-se a Teoria de Representações Sociais (TRS), de Moscovici (2004), para identificar as principais representações sociais no contexto dessas subsidiárias. Como resultado, surgiram pontos comuns entre as três subsidiárias, como: as estratégias de transnacionalização para fortalecer as diretrizes globais e atender às demandas locais, com isso, observou-se a construção de culturas organizacionais com elementos globais; o incentivo à transformação de alguns profissionais em posições-chaves em profissionais globais; o entendimento de que a diversidade cultural é um capital que pode trazer muitos resultados positivos para as organizações; e o desenvolvimento de competências interculturais para facilitar os processos de mobilidade internacional. Em contrapartida, foram observados muitos problemas de comunicação, falta de preocupação com o processo de aprendizagem intercultural, formas de registro de assimilação do conhecimento e experiência adquiridos. Conclui-se que, apesar dos problemas e desafios, as equipes multiculturais contribuem, por meio da interação cotidiana, com a aprendizagem organizacional, o desenvolvimento e a consolidação da cultura e de rotinas globais nas organizações. Como contribuição, este artigo demonstra que o uso da TRS para analisar o contexto intercultural pode proporcionar uma visão mais dinâmica da interação e construção de um cotidiano intercultural em empresas multinacionais. Além disso, esta pesquisa demonstrou a possibilidade de traços comuns na cultura organizacional de empresas multinacionais que trabalham com equipes multiculturais.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La aceleración y el desarrollo de negocios globales aumentaron el grado de diversidad cultural entre los profesionales en las organizaciones, así como creció el interés en grupos de trabajo y equipos multiculturales, como muestran las investigaciones sobre la dinámica de dichos equipos (ZHOU y SHI, 2011; CHEVRIER y VARGA-PIRES, 2013). Este artículo tiene como objetivo identificar y analizar cuáles son las representaciones sociales construidas por los miembros de equipos multiculturales en sus interacciones interculturales y cómo afectan la vida cotidiana organizacional en tres filiales de multinacionales en Brasil. Con un enfoque cualitativo y el método de estudio de caso, la recolección de datos se realizó a través de investigación documental y de entrevistas semiestructuradas con 33 miembros extranjeros y brasileños de equipos de trabajo. Se utilizó la teoría de las representaciones sociales (TRS), de Moscovici (2004), para identificar las principales representaciones sociales en el contexto de esas filiales. Como resultado, hubo puntos en común entre ellas, tales como: las estrategias de transnacionalización para fortalecer las directrices mundiales y atender las demandas locales, así, se observó la construcción de culturas organizacionales con elementos globales; el fomento de la transformación de algunos profesionales globales en puestos clave; la comprensión de que la diversidad cultural es un capital que puede traer muchos resultados positivos a las organizaciones; y el desarrollo de competencias interculturales para facilitar los procesos de movilidad internacional. Por otro lado, se observaron muchos problemas de comunicación, falta de preocupación por el proceso de aprendizaje intercultural, formas de registro de asimilación del conocimiento y experiencia adquiridos. Se concluye que, a pesar de los problemas y desafíos, los equipos multiculturales contribuyen, a través de la interacción cotidiana, al aprendizaje organizacional, al desarrollo y consolidación de la cultura y de las rutinas globales en las organizaciones. Como aporte, este artículo demuestra que el uso de TRS para analizar el contexto intercultural puede proporcionar una visión más dinámica de la interacción y construcción de una vida cotidiana intercultural en empresas multinacionales. Además, esta investigación demostró la posibilidad de rasgos comunes en la cultura organizacional de empresas multinacionales que trabajan con equipos multiculturales.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The acceleration and development of global business have increased the degree of cultural diversity among professionals in organizations, as well as increased concern about teamwork and multicultural teams, as shown by researchers such as Zhou and Shi (2011) and Chevrier and Viegas-Pires (2013). This article identified and analyzed the social representations built by members of multicultural teams through their intercultural interactions and how these affect the organizational daily life in three subsidiaries of multinational companies in Brazil. Qualitative approach and case study methods were used to collect data using documental research and 33 semi-structured interviews with Brazilian and foreign members of work teams. Using the Theory of Social Representations (TSR) of Moscovici (2004), we identified the main social representations in the context of these Brazilian subsidiaries. The results show commonalities of the three subsidiaries such as: the transnationalization strategies of conciliating global guidelines with local demands, building organizational culture with global elements; the incentive to transform some of the professionals in key positions in global professionals; the understanding that cultural diversity is a capital that can bring many positive results for organizations; and the development of intercultural competencies to facilitate the processes of international mobility. In contrast, there are many communication problems and a lack of concern with the process of intercultural learning and assimilation of knowledge and experience acquired. The conclusions show that despite the problems and challenges, the multicultural teams contribute, through daily interaction, with organizational learning, development and consolidation of culture and global routines in organizations. This article demonstrates that using TSR to analyze the intercultural context can provide a dynamic vision of the interaction and construction of an intercultural routine in multinational companies. In addition, this research demonstrates how common traits can be found in organizational culture of multinational companies with multicultural teams.
  • Socialização do consumidor na vida adulta: desafios e caminhos para a pesquisa Artigo

    Moreira, Catia Silva da Costa; Casotti, Leticia Moreira; Campos, Roberta Dias

    Resumo em Português:

    Resumo A socialização do consumidor é um tema a ser revisitado, sendo central para o campo de estudos de consumo, uma vez que todo consumo é aprendido. Pesquisas anteriores relacionavam o fenômeno, primordialmente, à formação das crianças e adolescentes enquanto consumidores, tendo sua investigação amparada no positivismo. Este ensaio está posicionado na tradição de pesquisa da Consumer Culture Theory (CCT) e se inspira na busca por novas alternativas teóricas e metodológicas para a socialização do consumidor na vida adulta. Dessa forma, primeiro apresentamos uma breve revisão da trajetória de pesquisa em socialização do consumidor, refletindo sobre seus contornos ontológicos e desafios. Em seguida, apresentamos a Teoria da Assemblage e a Perspectiva do Curso de Vida. A combinação dessas lentes teóricas permitiu a construção de um esquema conceitual integrador, que busca oferecer maior dinamismo à investigação da socialização do consumidor. Por fim, discutimos as contribuições do esquema conceitual e sugerimos estratégias metodológicas para lidar com os novos desafios da pesquisa na área.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La socialización del consumidor es un tema que debe ser revisado, pues es central para el área de estudios en consumo, ya que todo el consumo es aprendido. Los estudios anteriores relacionaban el fenómeno, primordialmente, a la formación de niños y adolescentes como consumidores, con su investigación amparada en el positivismo. Este ensayo se posiciona en la tradición de investigación de la Teoría de la cultura del consumidor (Consumer Culture Theory) y se inspira en la búsqueda de nuevas alternativas teóricas y metodológicas para el estudio de la socialización del consumidor en la vida adulta. Por lo tanto, en primer lugar presentamos una breve revisión de la trayectoria de la investigación sobre socialización del consumidor, reflexionando sobre sus contornos ontológicos y desafíos. A continuación, presentamos la teoría de la Assemblage y de la Perspectiva del curso de vida. La combinación de esas lentes teóricas permitió la construcción de un esquema conceptual integrador, que busca proporcionar más dinamismo a la investigación de la socialización del consumidor. Finalmente, se discuten las contribuciones del esquema conceptual y se sugieren estrategias metodológicas para gestionar los nuevos desafíos de la investigación en el área.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Consumer socialization is a central subject to the field of consumption studies, since all consumption is learned. Previous research primarily related the phenomenon to the formation of children and adolescents to function as consumers, with studies grounded in positivism. This article is positioned in the tradition of the Consumer Culture Theory (CCT) research and is inspired by the search for new theoretical and methodological alternatives for consumer socialization in adult life. Thus, we first present a brief review of the research on consumer socialization, reflecting on its ontological contours and challenges. Next, the assemblage theory and the life course perspective are presented. The combination of these theoretical lenses has enabled the construction of an integrative conceptual framework that seeks to offer greater dynamism to the investigation of consumer socialization. Finally, we discuss the contributions of the conceptual framework and suggest methodological strategies to handle new challenges posed by research in the area.
  • Competência intercultural grupal: uma proposição de conceito Artigo

    Schmidmeier, Janete; Takahashi, Adriana Roseli Wünsch

    Resumo em Português:

    Resumo O conceito de competência intercultural (CI) foi introduzido pelos pesquisadores para entender porque e como algumas pessoas, alguns grupos e algumas organizações prosperam em situações interculturais (LEUNG, ANG e TAN, 2014). A literatura sobre CI é ampla e permeada de muitos conceitos, porém, o foco predominante desses conceitos é cognitivo e comportamental, há escassez de estudos em nível grupal. Somado a essa constatação, existe um paradigma emergente mudando a ênfase da CI, inclusive a capacidade de trabalhar com sucesso em uma equipe diversificada e o desenvolvimento de relacionamento subsequente, caracterizando uma abordagem relacional. Com o objetivo de propor um conceito para a competência intercultural grupal (CIG), inexistente na literatura sobre o tema, surgiu a necessidade de um aprofundamento na literatura de CI individual e de uma investigação de como seria possível trabalhar o conceito em nível grupal. Para isso, mostrou-se necessária uma categorização do campo, classificação de conceitos e análise de elementos e dimensões da CI, com base na literatura de competência de forma geral. Isso possibilitou a elaboração de um conceito para a CIG, abrindo uma perspectiva de construção social da realidade (BERGER e LUCKMANN, 2003), onde a CI grupal pode ser mais bem compreendida a partir de uma perspectiva integradora que abarque as interações sociais. As dimensões que permaneceram no conceito de CI grupal foram: interação, eficácia, diferenças culturais, comunicação, aprendizagem e cultura negociada.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El concepto de competencia intercultural (CI) fue introducido por los investigadores para entender por qué y cómo algunas personas, algunos grupos y algunas organizaciones prosperan en situaciones interculturales (LEUNG, ANG y TAN, 2014). La literatura sobre CI es amplia e impregnada de diversos conceptos, no obstante, el foco predominante de esos conceptos es cognitivo y comportamental, hay escasez de estudios en nivel grupal. Sumado a esa constatación, existe un paradigma emergente que cambia el énfasis de la CI, inclusive la capacidad de trabajar con éxito en un equipo diversificado y el desarrollo de relaciones subsecuentes, lo que caracteriza un abordaje relacional. Con el objetivo de proponer un concepto para la competencia intercultural grupal (CIG), inexistente en la literatura sobre el tema, surgió la necesidad de una profundización en la literatura de CI individual y de una investigación de cómo sería posible trabajar el concepto en nivel grupal. Para ello, se hizo necesaria una categorización del campo, clasificación de conceptos y análisis de elementos y dimensiones de la CI, con base en la literatura sobre competencia de forma general. Eso posibilitó la elaboración de un concepto para la CIG, abriendo una perspectiva de construcción social de la realidad (BERGER y LUCKMANN, 2003), donde la CI grupal puede ser mejor comprendida desde una perspectiva integradora que abarque las interacciones sociales. Las dimensiones que permanecieron en el concepto de CI grupal fueron: interacción, eficacia, diferencias culturales, comunicación, aprendizaje y cultura negociada.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The concept of intercultural competence (IC) was introduced by researchers to understand why and how some people, groups and organizations thrive in intercultural situations (LEUNG, ANG and TAN, 2014, 2014). The literature on individual IC is wide and guided by many concepts, but the predominant focus of these concepts are cognitive and behavioral, with a shortage of group level studies. In addition, there is an emerging paradigm shifting the emphasis of IC, including the ability to work successfully in a diverse team and the development of subsequent relationships, featuring a relational approach. A need was identified to deepen individual IC literature and investigate how it would be possible to work the concept at the group level. With the aim of proposing a concept for group intercultural competence (GIC), it was necessary to build a categorization of the field, a classification of concepts and an analysis of elements and IC dimensions, based on the literature on competence in general. With this it was possible to formulate a concept for the GIC that brings up a perspective of social construction of reality (BERGER and LUCKMAN, 2003), where the group intercultural competence can be better understood from an integrative perspective that encompasses social interactions. The dimensions that remained in the concept of GIC were: interaction, efficacy, cultural differences, communication, learning and negotiated culture.
  • O teletrabalho: conceituação e questões para análise Artigo

    Rocha, Cháris Telles Martins da; Amador, Fernanda Spanier

    Resumo em Português:

    Resumo A revisão de literatura sobre o teletrabalho - modalidade em que o trabalho é realizado remotamente, por meio de tecnologias de informação e comunicação (TIC) - indica diversas e díspares compreensões acerca desse tema. Apresentamos achados de pesquisa sobre essa modalidade, tratando das principais maneiras como tem sido aplicada na prática e das diferentes leituras da produção acadêmica. A partir dos resultados levantados, verifica-se a não unidade das conclusões: há desde entendimentos otimistas, que propagam apenas os supostos benefícios do teletrabalho, até leituras que o consideram um modo moderno de exploração dos trabalhadores. Verifica-se que o teletrabalho é uma tendência no atual cenário do mundo do trabalho. Se, por um lado, propagam-se os benefícios às empresas, aos trabalhadores e à sociedade, por outro, também existe uma série de riscos envolvidos, dizendo respeito, principalmente, à individualização do trabalho - que pode acarretar o isolamento social, profissional e político dos trabalhadores.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La revisión de la literatura sobre el teletrabajo -modalidad en que el trabajo se realiza remotamente, por medio de tecnologías de información y comunicación (TIC)- indica diversas y dispares comprensiones acerca de ese tema. Presentamos hallazgos de investigación sobre esta modalidad, que tratan las principales maneras como se ha aplicado en la práctica y las diferentes lecturas de la producción académica. A partir de los resultados obtenidos, se verifica la no unidad de las conclusiones: hay desde interpretaciones optimistas, que propagan solo los supuestos beneficios del teletrabajo, hasta lecturas que lo consideran un modo moderno de explotación de los trabajadores. Se observa que el teletrabajo es una tendencia en el actual escenario del mundo del trabajo. Si, por una parte, se propagan los beneficios a las empresas, a los trabajadores y a la sociedad, por otra, también existe una serie de riesgos implicados, en particular, en lo que respecta a la individualización del trabajo, que puede acarrear el aislamiento social, profesional y político de los trabajadores.

    Resumo em Inglês:

    Abstract A literature review about telework - modality in which the work is performed remotely through Information and Communication Technologies (ICTs) - shows different understandings on this subject. This work present a review of the research on this topic, discussing the main research practices and the different viewpoints portrayed in academic production. Several conclusions were obtained from the study, from optimistic understandings, disseminating only the supposed benefits of telework, to understandings that take it as a modern way to exploit the workers. It is noted that telework is a trend in the current scenario of the world of work, and the benefits for companies, workers and society are well propagated. On the other, there are also many risks involved, especially regarding to the individualization of work, which can result in social, professional and political isolation of the workers.
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