SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número especialResiliência organizacional e marketing social: uma avaliação de fundamentos e afinidadesAspectos críticos do teletrabalho em uma companhia multinacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos EBAPE.BR

versão On-line ISSN 1679-3951

Resumo

KRUGER, Jan; ARAUJO, Claudia  e  CURI, Guilherme. Fatores motivadores dos programas de gestão ambiental em hospitais: um estudo de caso múltiplo em quatro hospitais privados brasileiros. Cad. EBAPE.BR [online]. 2017, vol.15, n.spe, pp.496-510. ISSN 1679-3951.  http://dx.doi.org/10.1590/1679-395160285.

A responsabilidade ambiental é um tema de pesquisa amplo e relativamente recente no setor de saúde. Tendo em vista que o aumento da expectativa de vida implica maior necessidade de serviços médicos e que estes, por sua vez, geram externalidades ambientais com efeitos negativos sobre a saúde, é necessária uma compreensão mais profunda da relação entre responsabilidade ambiental e o setor de saúde. Este artigo tem por objetivo investigar o que motiva os gestores de hospitais a buscar e adotar programas de responsabilidade ambiental e identificar as ações implementadas por eles. Um estudo de caso múltiplo foi conduzido em quatro hospitais brasileiros, localizados no Rio de Janeiro e em São Paulo. Os resultados indicam que os principais impulsionadores são concorrência, ética e regulação e que os motivadores concorrência e regulação têm o potencial para estabelecer uma base para o desempenho ambiental, que varia de acordo com tipo de propriedade (pública ou privada). Os resultados também indicam que a abrangência das ações ambientais está relacionada com a resiliência organizacional e com os motivadores que impulsionam hospitais para adotar essas ações. Dois modelos conceituais são propostos para ilustrar estas conclusões e oferecer bases para futuras pesquisas.

Palavras-chave : Hospital; Sustentabilidade; Meio-ambiente; Resiliência Organizacional; Ações.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )