SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue2Actor-network theory: new perspectives and contributions to consumption studiesHuman resource management policies and practices in organizations: scenario of the national production in high-quality journals and research agenda author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos EBAPE.BR

On-line version ISSN 1679-3951

Abstract

JOST, Rossana Cristine Floriano; BULGACOV, Yára Lucia Mazziotti  and  CAMARGO, Denise de. Dimensão ideológica da emoção na gestão de vendedoras de cosméticos em uma empresa multinacional. Cad. EBAPE.BR [online]. 2018, vol.16, n.2, pp.232-249. ISSN 1679-3951.  https://doi.org/10.1590/1679-395164094.

O propósito deste artigo é revelar a dimensão ideológica da emoção na prática de gestão de vendedoras de cosméticos informais em uma organização multinacional, presente em Curitiba-PR, a partir de uma análise situada. A emoção é compreendida como algo essencial à subjetividade humana, ligada ao pensamento, à atividade e à linguagem compartilhada culturalmente, como uma situação social com valor. As análises dos dados, a partir de entrevistas em profundidade, observação participante e análise documental, foram orientadas pela técnica dos núcleos de significação do discurso. Os resultados demonstram que as emoções são produções socioculturais utilizadas como instrumento gerenciável na organização, por meio de símbolos ideológicos que constituem os sujeitos. A emoção está inserida na experiência individual da atividade (histórica, processual e complexa) com sentido e significado, servindo como sofisticado instrumento de reprodução da ideologia da empresa; tal ideologia é sustentada pela identificação das vendedoras com as práticas sociais e as relações com o mundo, constituídas por sua atividade.

Keywords : Emoção; Ideologia; Gestão; Atividade.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )