SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 issue4Assessing legacy contaminants in sediments from marine protected areas of the central coast of São Paulo (Brazil)A preliminary analysis of the distribution and spatial/temporal patterns of seabirds in the Laje de Santos Marine State Park (Santos, Brazil) and surrounding waters author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Brazilian Journal of Oceanography

On-line version ISSN 1982-436X

Abstract

BUENO, Marília et al. Plankton in waters adjacent to the Laje de Santos state marine conservation park, Brazil: spatio-temporal distribution surveys. Braz. j. oceanogr. [online]. 2017, vol.65, n.4, pp.564-575. ISSN 1982-436X.  http://dx.doi.org/10.1590/s1679-87592017129006504.

O plâncton marinho costeiro é uma peça fundamental no funcionamento do ecossistema, conectando os ambientes pelágico e bentônico em fluxos de material e energia. A dinâmica dos organismos planctônicos, ou seja, suas composições e abundâncias no tempo e espaço, é uma ferramenta importante para práticas de conservação e manejo. Em quatro ocasiões entre 2013 e 2015, amostragens discretas de plâncton foram realizadas em dez pontos em e ao redor do PEMLS, com o objetivo de identificar grupos importantes e estabelecer protocolos para monitoramento a longo prazo. Foram encontrados 90 táxons zooplanctônicos, sendo copépodes e cladóceros os grupos dominantes, como esperado. A biomassa, mortalidade e composição taxonômica do zooplâncton variaram entre os locais e entre as amostragens. As concentrações de clorofila-a superficial também variaram espaço-temporalmente e ilustram a limitação de amostragens discretas para algumas das variáveis testadas. Os resultados sugerem um protocolo de monitoramento do plâncton do PEMLS baseado na biomassa e mortalidade do zooplâncton. Já a biomassa do fitoplâncton pode ser estimada por análises in vivo de amostras de água do mar e imagens de satélite.

Keywords : Área de Proteção Marinha; Composição de Plâncton; Conservação; Laje de Santos; Monitoramento.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )