SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 issue4Dissolved organic nutrients (C, N, P) in seawater on the continental shelf in the Southwestern South Atlantic with emphasis State Marine Park of Laje de Santos (SMPLS) - São Paulo - BrazilPreliminary data on the occurrence of marine turtles in the Laje de Santos Marine State Park (SP, Brazil) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Brazilian Journal of Oceanography

On-line version ISSN 1982-436X

Abstract

BRAGA, Elisabete de Santis; CHIOZZINI, Vitor Gonsalez  and  VIEIRA, Chiara Machado. Seasonal variation of nutrients and hydrological conditions in the State Marine Park of Laje de Santos (SMPLS) and adjacent continental shelf areas (South Atlantic Ocean - Brazil). Braz. j. oceanogr. [online]. 2017, vol.65, n.4, pp.628-643. ISSN 1982-436X.  http://dx.doi.org/10.1590/s1679-87592017136806504.

Parques marinhos constituem áreas importantes para a conservação da vida marinha e do patrimônio genético em todo o mundo. A criação de tais parques deve ser acompanhada de medidas cuidadosas para garantir a coexistência de biota natural e de atividades humanas nestes sistemas. O Parque Estadual Marinho da Laje de Santos (PEMLS) situa-se próximo de um pólo industrial e uma área urbana, e sua criação e manutenção é um exemplo para a humanidade. No entanto, nenhum programa ainda não foi instalado para o acompanhamento dos parâmetros bióticos e abióticos da água. Assim, este estudo tem como objetivo fornecer parâmetros hidrológicos e hidroquímicos, com ênfase em nutrientes dissolvidos, para estabelecer um ponto de partida para o monitoramento dessas águas. A presença da Água Central do Antlântico Sul (ACAS) no parque marinho durante os períodos de amostragem de primavera e verão foi evidenciada pela observação de baixas temperaturas (<17ºC) associadas a valores de salinidade em torno de 35 no fundo da coluna de água, indicando uma característica termohalína típica. O oxigênio dissolvido apresentou valores elevados, com poucos dados abaixo de 4 ml de L-1 ocorrendo no fundo da coluna de água. O pH foi típico para valores marinhos (~ 8). Silicato e fosfato dissolvidos apresentaram valores elevados associados com a intrusão ACAS, escoamento continental e processos de ressuspensão de sedimentos, atingindo valores máximos de 15,86 e 1,23 µmol L-1, respectivamente. As formas inorgânicas nitrogenadas também foram associadas com um processo de fertilização natural pela presença do ACAS na parte inferior da coluna de água, como evidenciado pelas elevadas concentrações de nitrato (> 7,00 µmol L-1), enquanto as concentrações de N-amoniacal (< 9,86 µmol L-1) demonstraram a regeneração rápida da matéria orgânica, principalmente na zona eufótica. A análise dos dados de períodos de verão revelou uma diferença anual, mostrando janeiro de 2014 mais seco do que janeiro de 2015, o que influenciou a disponibilidade de alguns nutrientes e os padrões de distribuição de parâmetros hidroquímicos nesta região. Os resultados observados quanto aos parâmetros hidroquímicos no parque marinho confirmam as condições preservadas da água do mar ao redor da Laje de Santos, caracterizada pela excelente qualidade da água, concluindo-se haver a necessidade de implantação de ações com base nesses dados de referência para o acompanhamento e a preservação desta importante reserva da vida marinha.

Keywords : Nutrientes; Parque Marinho; Variação Sazonal.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )