SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue3Total temporomandibular joint alloplastic reconstructionAnalgesics use for kidney failure author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Dor

Print version ISSN 1806-0013

Abstract

KRAYCHETE, Durval Campos; GARCIA, João Batista Santos; SIQUEIRA, José Tadeu Tesseroli de  and  GRUPO DE ESPECIALISTAS. Recomendações para uso de opioides no Brasil: Parte IV. Efeitos adversos de opioides. Rev. dor [online]. 2014, vol.15, n.3, pp.215-223. ISSN 1806-0013.  https://doi.org/10.5935/1806-0013.20140047.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

O emprego adequado de opioides em curto e em longo prazo, assim como o diagnóstico, o tratamento dos efeitos adversos, o abuso e a dependência química desses agentes continuam sendo um campo de investigação de vários pesquisadores. O objetivo deste estudo foi discutir as ações para a monitoração, diagnóstico e tratamento dos efeitos adversos comuns a esses fármacos.

CONTEÚDO:

Neste artigo abordou-se o diagnóstico e tratamento dos efeitos adversos comuns dos opioides, assim como abuso e dependência química, discutindo a frequência dessas alterações, o tratamento farmacológico e complementar, os riscos associados à terapêutica e as recomendações mais importantes.

CONCLUSÃO:

São variados os efeitos adversos decorrentes da administração aguda ou crônica de opioides. Uma estratégia recomendada é monitorar, diagnosticar a ocorrência e tratar os efeitos de forma adequada para que não haja prejuízo para o paciente que necessita dessas substâncias, evitando a interrupção da terapêutica.

Keywords : Efeitos adversos; Opioides.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )