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Empreendedorismo Feminino como Sujeito de Pesquisa

Iniciativa emprendedora femenina como sujeto de investigación

RESUMO

O principal objetivo deste trabalho é estudar a produção sobre o “empreendedorismo feminino”, escrutinando e depurando o discurso científico sobre a mulher empreendedora, ao mesmo tempo que investiga o grau de consolidação teórica alcançado na área. Com esse propósito e a partir de uma perspectiva crítica, foram avaliadas pesquisas publicadas em periódicos brasileiros e internacionais a partir da década de 1970, constituindo a presente revisão sistemática do objeto em foco. Não obstante a contribuição de cada estudo ‒ afinal, oferecem dados e informações relevantes a respeito da mulher empreendedora ‒, a maior parte dos trabalhos se limitou a descrever, sem contatar, pequenos segmentos da população de mulheres empreendedoras e não avançaram na aplicação e desenvolvimento de teorias. Ademais, na maioria das vezes, os estudos foram de natureza quantitativa e empírica e prenderam-se à tentativa de traçar um “perfil” da mulher empreendedora. Poucos foram os estudos que elaboraram uma análise teórica especificamente sobre a temática “gênero”. Ao que parece, a preocupação recorrente de muitos trabalhos esteve centrada na estrutura sexuada das organizações e em suas consequências para as atividades empresariais. Com isso, parece ser oportuno trazer a necessidade de se adotar novas lentes para se estudar o fenômeno do “empreendedorismo feminino” para o debate ‒ senão, pelo menos, de estabelecer novos rumos para sua pesquisa.

Palavras-chave:
Empreendedorismo; Gênero; Mulher empreendedora.

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