Resumo
Objetivo:
A orientação ao valor do cliente, o valor da marca e a ética empresarial são variáveis cruciais ao desenvolvimento de relacionamentos de longo prazo com os clientes e para atingir o crescimento sustentável das vendas ao longo do tempo. Esta pesquisa revela como o grau de orientação ao valor do cliente por parte das equipes de vendas, o valor da marca e os padrões de ética empresarial podem influenciar significativamente o desempenho organizacional.
Metodologia:
O estudo contribui para um modelo explicativo por meio de um modelo de equações estruturais (MEE) e evidências empíricas a partir de uma pesquisa aplicada a 327 executivos - ocupando cargos de médio e alto escalão em várias empresas no Chile - que gerenciam seus negócios globalmente.
Resultados:
Os resultados apoiam a hipótese de que a orientação ao valor do cliente, o valor da marca e a ética empresarial influenciam o desempenho organizacional.
Contribuições:
Esta pesquisa revela como o grau de orientação ao valor do cliente por parte das equipes de vendas, o valor da marca e os padrões éticos empresariais podem influenciar significativamente o desempenho organizacional em um país como o Chile.
Palavras-chave:
Orientação ao valor do cliente; valor da marca; ética empresarial e desempenho organizacional