Grupo 1 Análises de comunicação WOM eletrônica em blogs e microblogs, como Twitter, e redes sociais virtuais, como o Facebook, realizadas por meio da análise da interação entre as marcas e os indivíduos. Em certos casos, esses estudos envolveram a análise do compartilhamento dos aplicativos ou da mídia, como vídeo ou um jogo. |
Alcance; Frequência; Risco da adoção. |
Aral e Walker (2011Aral, S., & Walker, D. (2011). Creating social contagion through viral product design: A randomized trial of peer influence in networks. Management Science, 57(9), 1623-1639.); Groeger & Buttle (2014Groeger, L., & Buttle, F. (2014). Word-of-mouth marketing: Towards an improved understanding of multi-generational campaign reach. European Journal of Marketing, 48(7/8), 11860-1208.); Jansen, Zhang, Sobel & Chowdury (2009Jansen, B., Zhang, M., Sobel, K., & Chowdury, A. (2009). Twitter power: Tweets as electronic word of mouth. Journal of the American Society for Information Science and Technology, 60(11), 2169-2188.); Nelson-Field et al. (2013Nelson-Field, K., Riebe, E., & Newstead, K. (2013). The emotions that drive viral video. Australasian Marketing Journal, 21(4), 205-211.); Schulze, Schöler, L. & Skiera (2014Schulze, C., Schöler, L., & Skiera, B. (2014). Not all fun and games: Viral marketing for utilitarian products. Journal of Marketing, 78(1), 1-19. ). |
Grupo 2 Estudos correlacionais e experimentais que investigam a comunicação WOM eletrônica por meio das variáveis latentes sustentadas por métodos baseados em questionários, com amostras de diferentes contextos, como estudantes universitários e jovens adultos, aplicados a plataformas digitais diferentes. |
Intenção de WOM eletrônica; Envio de conteúdo online; Frequência de envio; Frequência de visitas a plataformas digitais; Número de comentários escritos nas plataformas de opinião; Formação de opinião; Oferecimento de opinião; Repasse de opinião; Busca de opinião; Probabilidade de envio. |
Camarero e San José (2011Camarero, C., & San José, R. (2011). Social and attitudinal determinants of viral marketing dynamics. Computers in Human Behavior, 27(6), 2292-2300.); Chu e Kim (2011Chu, S., & Kim, Y. (2011). Determinants of consumer engagement in electronic word-of-mouth (eWOM) in social networking sites. International Journal of Advertising, 30(1), 47-75.); Eckler e Bolls (2011Eckler, P., & Bolls, P. (2011). Spreading the virus emotional tone of viral advertising and its effect on forwarding intentions and attitudes. Journal of Interactive Advertising, 11(2), 1-11.); Harvey, Stewart & Ewing (2011Harvey, C. G., Stewart, D. B., & Ewing, M. T. (2011). Forward or delete: What drives peer-to-peer message propagation acrosss social networks? Journal of Consumer Behavior, 10(6), 365-372.); Hennig-Thurau et al. (2004Hennig-Thurau, T., Gwinner, K. P., Walsh, G., & Gremler, D. D. (2004). Electronic word-of-mouth via consumer-opinion platforms: What motivates consumers to articulate themselves on the Internet? Journal of Interactive Marketing, 18(1), 38-52.); Ho e Dempsey (2010Ho, J. Y. C., & Dempsey, M. (2010). Viral marketing: Motivations to forward online contents. Journal of Business Research, 63(9), 1000-1006.); Sohn (2009Sohn, D. (2009). Disentangling the effects of social network density on electronic word-of-mouth (eWOM) intention. Journal of Computer-Mediated Communication, 14(2), 352-367.); Southgate, Westoby & Page (2010Southgate, D., Westoby, N., & Page, G. (2010). Creative determinats of viral video viewing. International Journal of Advertising, 29(3), 349-368.); Sun, Youn, Wu & Kuntaraporn (2006Sun, T., Youn, S., Wu, G., & Kuntaraporn, M. (2006). Online word-of-mouth (or Mouse): An exploration of its antecedents and consequences. Journal of Computer-Mediated Communication, 11(4), 1104-1127.). |
Grupo 3 Estudos que analisam os efeitos das críticas e estratégias de incentivo ao indivíduo para a prática de WOM eletrônico os ambientes tais como serviços de compartilhamento de informações (Yahoo!Movies) e serviços de varejo online, como Amazon.com. |
Compras baseadas em recomendações; Número de recomendações enviadas; Número de críticas online; Colocação de um certo produto em um ranking de vendas; Razões para o sucesso das recomendações; Volume de vendas. |
Ahrens, Coyle, & Strahilevitz (2013Ahrens, J., Coyle, J. R., & Strahilevitz, M. A. (2013). Electronic word of mouth: The effects of incentives on e-referrals by senders and receivers. European Journal of Marketing, 47(7), 1034-1051.); Chevalier e Mayzlin (2006Chevalier, J. A., & Mayzlin, D. (2006). The effect of word of mouth on sales: Online book reviews. Journal of Marketing Reserach, 43(3), 345-354.); Duan, Gu & Whinston (2008Duan, W., Gu, B., & Whinston, A. B. (2008). The dynamics of online word-of-mouth and product sales: An empirical investigation of the movie industry. Journal of Retailing, 84(2), 233-242.); Zhang, Ma & Cartwright (2013Zhang, L., Ma, B., & Cartwright, D. K. (2013). The impact of online user reviews on câmera sales. European Journal of Marketing, 47(7), 1115-1128.) |
Grupo 4 Pesquisa com foco na análise e na proposta de modelos analíticos e na dinâmica da propagação de mensagens, por meio de estruturas teóricas baseadas nas redes sociais e aplicadas a e-mail, mensagens instantâneas e telefonia móvel. |
Alcance; Propagação; Número médio de usuários alcançados por uma mensagem em particular; Número de recomendações. |
Bampo, Ewing, Mather, Stewart & Wallace (2008Bampo, M., Ewing, M. T., Mather, D. R., Stewart, D., & Wallace, M. (2008). The effects of the social structure of digital networks on viral marketing performance. Information Systems Research, 19(3), 237-290.); De Bruyn e Lilien (2008De Bruyn, A., & Lilien, G. L. (2008). A multi-stage model of word-of-mouth influence through viral marketing. International Journal of Research in Marketing, 25(3), 151-163.); Hinz et al. (2011Hinz, O., Skiera, B., Barrot, C., & Becker, J. U. (2011). Seeding strategies for viral marketing: An empirical comparison. Journal of Marketing, 75(6), 55-71.); Iribarren e Moro (2011Iribarren, J. L., & Moro, E. (2011). Branching dynamics of viral information spreading. Physical Review E, 84(4), 046116.); Leskovec, Adamic & Huberman (2007Leskovec, J., Adamic, L. A., & Huberman, B. A. (2007). The dynamics of viral marketing. ACM Transactions on the Web, 1(1), 1-46.); Van der Lans et al. (2010Van der Lans, R., Van Bruggen, G., Eliashberg, J., & Wierenga, B. (2010). A viral branching model for predicting the spread of electronic word of mouth. Marketing Science, 29(2), 348-365.); Yang et al. (2010Yang, J., Yao, C., Ma, W., & Chen, G. (2010). A study of the spreading scheme of viral marketing based on a complex network model. Physica A, 389(4), 859-870.). |