SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número4Erros nas provisões de sinistros do mercado segurador brasileiro: evidências empíricas de resposta às regulações econômica e tributária“Esse é o meu trabalho” Explorando o efeito do empoderamento da marca no brand equity do funcionário: o papel mediador dos estados psicológicos críticos do funcionário índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Gestão de Negócios

versão impressa ISSN 1806-4892versão On-line ISSN 1983-0807

Resumo

CARVALHO, Flávio Leonel de  e  KALATZIS, Aquiles Elie Guimarães. Qualidade dos lucros, decisões de investimentos e restrição financeira. Rev. bras. gest. neg. [online]. 2018, vol.20, n.4, pp.573-598. ISSN 1806-4892.  http://dx.doi.org/10.7819/rbgn.v0i0.3067.

Objetivo:

O propósito do presente estudo foi investigar o relacionamento entre qualidade dos lucros, restrição financeira e decisões de investimento e se a qualidade dos lucros impacta a sensibilidade dos investimentos ao fluxo de caixa.

Metodologia:

Analisou-se uma amostra com 10.318 observações de 958 empresas não financeiras de capital aberto, sediadas em sete países da América Latina entre 1992 e 2009. Posteriormente, estimaram-se os determinantes dos investimentos por meio do Método dos Momentos Generalizados (GMM).

Resultados:

A baixa qualidade nos lucros mostrou-se positivamente associada às taxas de investimentos das firmas com superinvestimentos e negativamente relacionada àquelas com subinvestimentos. Os resultados indicam, também, que a qualidade dos lucros afeta a sensibilidade dos investimentos ao fluxo de caixa para as firmas restritas financeiramente, ou seja, a baixa qualidade nas informações financeiras pode aumentar a dependência dos investimentos ao fluxo de caixa livre.

Contribuições:

Os resultados mostraram que a baixa qualidade dos lucros pode exacerbar os problemas decorrentes do conflito de interesse entre tomadores de decisão e acionistas ou demais interessados.

Palavras-chave : Qualidade dos lucros; Decisões de investimentos; Restrição financeira.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )