SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 issue1Spatial distribution of citrus leprosis in the Eastern AmazonEffect of food additives on the antioxidant properties and microbiological quality of red guava juice author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Ciência Agronômica

Print version ISSN 0045-6888On-line version ISSN 1806-6690

Abstract

PORTO, Bruna Castro et al. Determinantes de virulência em Enterococcus endógenos de queijo artesanal. Rev. Ciênc. Agron. [online]. 2016, vol.47, n.1, pp.69-76. ISSN 0045-6888.  http://dx.doi.org/10.5935/1806-6690.20160008.

A presença de Enterococcus spp. em alimentos representa um perigo para a saúde pública, devido a sua frequente associação a várias infecções clínicas. A patogenicidade de Enterococcus é multifatorial, complexa e ocorre a partir de uma sequência de fatores de virulência. O objetivo do estudo foi avaliar a presença de determinantes fenotípicos e genotípicos de virulência em Enterococcus spp. isolados de queijo de Coalho. Um total de 53 cepas de Enterococcus spp. foram analisadas quanto à susceptibilidade a antimicrobianos, produção de hemolisinas, DNAse, termonuclease, gelatinase e o perfil de genes codificadores de virulência. Observou-se que 75,5% das cepas foram resistentes a pelo menos um dos nove antibióticos testados, 26,42% foram resistentes a dois e 3,77% a três antibióticos. A presença de fenótipos de resistência à vancomicina foi constatada em 11,33% das cepas. A atividade hemolítica foi observada em 100% das cepas, a produção de DNAse, em apenas 3,8%, e não houve produção de termonuclease e gelatinase. As cepas resistentes à vancomicina e teicoplanina foram identificadas como E. faecium e Enterococcus spp. O perfil de determinantes genéticos de virulência foi bastante variável e 90% das cepas abrigavam pelo menos um dos nove genes pesquisados. O gene efaA apresentou maior prevalência (70%), seguido do gene ace (50%), gene esp e genegelE (40%).

Keywords : Produtos lácteos; Bactérias ácido láticas; Patogenicidade; Susceptibilidade a antibióticos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )