SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 issue1Determinants of virulence in Enterococcus endogenous to artisanal cheeseAgronomic characteristics of the castor bean as affected by cultivation method and planting density author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Ciência Agronômica

Print version ISSN 0045-6888On-line version ISSN 1806-6690

Abstract

SILVA, Natalia Kellen Vieira da et al. Efeito dos conservantes alimentares sobre as propriedades antioxidantes e qualidade microbiológica de suco de goiaba vermelha. Rev. Ciênc. Agron. [online]. 2016, vol.47, n.1, pp.77-85. ISSN 0045-6888.  http://dx.doi.org/10.5935/1806-6690.20160009.

A goiaba é um fruto tropical que apresenta elevado potencial de aproveitamento agroindustrial, além de conhecida propriedade antioxidante atribuída, principalmente, ao seu conteúdo de vitamina C e carotenóides. O objetivo desse trabalho foi avaliar a influência dos conservantes alimentares, individualmente ou associados, sobre as propriedades antioxidantes do suco de goiaba vermelha durante o armazenamento. Os sucos adicionados de diferentes conservantes foram armazenados na ausência de luz durante 180 dias e avaliados, no dia do processamento e a cada 90 dias, quanto aos parâmetros físico-químicos, a cor, ao conteúdo dos compostos bioativos, a atividade antioxidante total (AAT), a qualidade microbiológica e sensorial. Durante o armazenamento, não foi observado mudanças (P>0.05) nas características de qualidade dos sucos de goiaba, uma vez que se apresentaram de acordo com os Padrões de Identidade e Qualidade exigidos pela Legislação Brasileira. De acordo com os dados obtidos para os compostos antioxidantes e a atividade antioxidante total (AAT) pode-se concluir que os sucos de goiaba adicionados dos conservantes metabissulfito de sódio e metabissulfito de sódio + benzoato de sódio apresentaram, aos 90 dias de armazenamento, menor percentual de redução no conteúdo de polifenóis totais e de vitamina C, sendo os polifenóis o principal bioativo de influência na AAT.

Keywords : Psidium guajava; Aditivos químicos; Compostos bioativos; Estabilidade.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf epdf )