SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número4Época de estabelecimento do consórcio de beterraba e chicória em função do manejo da palhada no soloFarelo de algodão em dietas com ou sem suplementação de enzimas para frango de corte índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Ciência Agronômica

versão impressa ISSN 0045-6888versão On-line ISSN 1806-6690

Resumo

RESENDE, Vanessa Cristina de Souza et al. Efeitos da suplementação enzimática em dietas de poedeiras semipesadas de 28 a 40 semanas de idade. Rev. Ciênc. Agron. [online]. 2017, vol.48, n.4, pp.683-689. ISSN 0045-6888.  https://doi.org/10.5935/1806-6690.20170079.

Objetivou-se verificar o efeito da adição de complexo enzimático sobre o desempenho (consumo alimentar, produção, peso e massa dos ovos, conversão alimentar por massa e dúzia de ovos) e qualidade dos ovos (% de casca, albúmen e gema, espessura da casca, gravidade específica, unidade Haugh, índice de gema e de albúmen) de poedeiras semipesadas no período de 28 a 40 semanas de idade. Foram utilizadas 240 poedeiras da linhagem Hy-Line Brown, em delineamento blocos ao acaso, com 10 repetições de seis aves por parcela e quatro tratamentos: controle positivo (ração basal), controle negativo (com redução de energia metabolizável, proteína bruta, cálcio e fósforo), controle negativo + enzimas e controle positivo + enzimas. O complexo enzimático, composto por β-glucanases, β-xilanase, celulase e fitase, foi adicionado à ração na proporção de 50 g/t. Os dados foram submetidos à análise de variância com comparação de médias pelo teste Tukey a 5%. Não houve diferença sobre o consumo de ração e peso dos ovos entre os tratamentos. Entretanto, a adição do complexo enzimático na dieta controle negativo permitiu resultados semelhantes às demais variáveis de desempenho, quando comparadas ao grupo controle positivo. Quanto à qualidade externa e interna dos ovos, não houve diferença entre os tratamentos para as variáveis avaliadas, exceto para o índice de albúmen dos ovos. Conclui-se que o uso do complexo enzimático em dietas de poedeiras semipesadas permite uma redução na densidade nutricional sem comprometer o desempenho produtivo e a qualidade dos ovos.

Palavras-chave : Enzima exógena; Fitase; Glucanase; Hy-line Brown; Qualidade de ovos.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )