SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número3An information sub-system model for the utilization of the receipt printer as a management instrument in the supermarket sector in the State of Santa CatarinaOrientação a projetos: uma proposta de desenvolvimento de uma arquitetura orientada a serviços índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


JISTEM - Journal of Information Systems and Technology Management

versão On-line ISSN 1807-1775

Resumo

YOKOMIZO, Cesar Akira; DINIZ, Eduardo Henrique  e  CHRISTOPOULOS, Tania Pereira. Tecnologias de informação e comunicação na oferta de serviços financeiros para a população de baixa renda: os correspondentes bancários do Banco Lemon. JISTEM J.Inf.Syst. Technol. Manag. (Online) [online]. 2010, vol.7, n.3, pp.599-618. ISSN 1807-1775.  http://dx.doi.org/10.4301/S1807-17752010000300005.

Bancos brasileiros têm desenvolvido iniciativas inovadoras para levar serviços financeiros à população de baixa renda por meio de correspondentes bancários (CBs). O Banco Lemon é um caso interessante a ser investigado, pois implantou um modelo de negócios exclusivamente baseado no uso de CBs e focado nos clientes de baixa renda. Este artigo descreve o processo de adoção da tecnologia de CBs no Banco Lemon para ofertar serviços financeiros para a população de baixa renda, fazendo um resgate histórico das suas atividades, desde sua criação até o ano de 2009. O artigo também discute o relativo sucesso do banco na operação de serviços de arrecadação e os resultados pouco expressivos nas iniciativas de concessão de crédito.

Palavras-chave : Correspondentes bancários; banco sem agência; tecnologias de informação e comunicação para o desenvolvimento; finanças inclusivas; Microfinanças; banco lemon.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons