SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue1Comparison of the anesthetic latency of Articaine, Lidocaine, Levobupivacaine and Ropivacaine, through "Pulp Tester"Comparative study of two anaesthetic protocols involving conventional and Vazirani-Akinosi alveolar inferior nerve block for lower third molar extraction author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Odontologia da UNESP

On-line version ISSN 1807-2577

Abstract

ZART, Priscila Tahani Michelsen et al. Eficácia da irrigação ultrassônica passiva na remoção de hidróxido de cálcio. Rev. odontol. UNESP [online]. 2014, vol.43, n.1, pp.15-23. ISSN 1807-2577.  https://doi.org/10.1590/S1807-25772014000100003.

INTRODUÇÃO:

Remanescentes de Hidróxido de Cálcio [Ca(OH)2] podem interferir na qualidade da obturação endodôntica.

OBJETIVO

: Avaliar a eficácia da Irrigação Ultrassônica Passiva (IUP) associada à técnica convencional na remoção de medicação intracanal à base de Ca(OH)2.

METODOLOGIA:

Trinta dentes humanos anteriores monorradiculares foram usados. Os canais radiculares foram preparados com instrumentos manuais tipo K e preenchidos com medicação intracanal à base de Ca(OH)2, contendo PMCC e propilenoglicol. Após sete dias, a pasta de Ca(OH)2 foi removida de todos os canais radiculares com um instrumento manual e irrigação de NaOCl 1% com seringa. Os espécimes foram randomizados em dois grupos (n=12) de acordo com a irrigação final: Irrigação Manual - agitação manual de EDTA 17 % e irrigação de NaOCl 1%; IUP - agitação ultrassônica de NaOCl 1% (três ativações de 20s) seguida da ativação de EDTA 17% por 1 min. O Grupo Controle (n=6) não recebeu medicação intracanal. Todos os espécimes foram clivados e a quantidade de Ca(OH)2 remanescente foi calculada com o auxílio do estereomicroscrópio (20×). Os testes Kruskall-Wallis e Wilcoxon foram utilizados para avaliar a porcentagem de Ca(OH)2 remanescente.

RESULTADO:

O grupo da IUP apresentou, estatisticamente, as menores porcentagens de Ca(OH)2 remanescente, quando comparado ao grupo da Irrigação Manual, independentemente dos terços analisados (P < 0,05). O terço apical apresentou a maior quantidade de medicação residual, em ambos os grupos (P < 0,05).

CONCLUSÃO

: A associação da IUP com a técnica convencional demonstrou ser mais eficiente na remoção de medicação intracanal à base de Ca(OH)2 do que a combinação da Irrigação Manual com a técnica convencional.

Keywords : Hidróxido de cálcio; ultrassom; irrigação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )