SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número5Periodontal health in patients under conventional and lingual orthodontic therapiesEvaluation of color stability of different temporary restorative materials índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Revista de Odontologia da UNESP

versión On-line ISSN 1807-2577

Resumen

DARZE, Fernanda Medeiros et al. Efeito do bicarbonato de sódio a 10% na resistência de união do esmalte e dentina após clareamento com peróxido de hidrogênio a 38%. Rev. odontol. UNESP [online]. 2015, vol.44, n.5, pp.257-261.  Epub 06-Oct-2015. ISSN 1807-2577.  http://dx.doi.org/10.1590/1807-2577.1073.

Introdução

Subprodutos da degradação do peróxido de hidrogênio liberados durante o clareamento dental influenciam a polimerização de sistemas adesivos e resinas compostas, levando à redução da resistência de união à estrutura dental.

Objetivo

O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito do bicarbonato de sódio a 10% (BS), aplicado por diferentes períodos de tempo na resistência de união ao esmalte e dentina após o clareamento.

Material e método

Blocos de esmalte e dentina de terceiros molares humanos foram separados em grupos (n=10): (1) controle: ausência de clareamento; (2) imediato: clareamento seguido por restauração imediata; (3) 14 dias: clareamento, restauração 14 dias após; (4) BS por 10 minutos: clareamento, gel de BS por 10 minutos, restauração imediata; (5) BS por 20 minutos: clareamento, gel de BS por 20 minutos, restauração imediata. Um gel de peróxido de hidrogênio a 38% (Opalescence Boost/Ultradent) foi utilizado. Após aplicação do sistema adesivo, cilindros de resina composta foram confeccionados na superfície dos substratos para avaliar a resistência por cisalhamento.

Resultado

ANOVA e teste de Tukey mostraram valores médios significativamente mais elevados para o grupo “14 dias” e sem diferença significativa do grupo “controle”. Médias de valores para os outros grupos foram intermediárias. Para dentina, o teste de Tukey revelou maiores médias de valores significativos para a resistência de união para o grupo “14 dias” quando comparado à aplicação do BS por 20 minutos.

Conclusão

O gel de BS não foi capaz de reverter os baixos valores de resistência de união ao esmalte e dentina após o tratamento clareador.

Palabras clave : Clareamento dental; peróxido de hidrogênio; resistência ao cisalhamento; bicarbonato de sódio.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )