SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue2Physical Education and sports in Ação Integralista Brasileira: Hollanda Loyola and body educationSport's and fight's pedagogy: searching for approaches author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

Print version ISSN 1807-5509

Abstract

UENO, Deisy Terumi et al. Efeitos de três modalidades de atividade física na capacidade funcional de idosos. Rev. bras. educ. fís. esporte [online]. 2012, vol.26, n.2, pp. 273-281. ISSN 1807-5509.  http://dx.doi.org/10.1590/S1807-55092012000200010.

O objetivo do presente estudo foi analisar e comparar os efeitos de três modalidades de atividade física: atividade física geral, dança e musculação, na capacidade funcional de idosos. A amostra foi composta por 94 idosos com idade média de 64,06 ± 7,38 anos, que participavam do PROFIT. Para a avaliação foi utilizada a bateria de testes da AAHPERD, da qual se obtém os níveis de flexibilidade, coordenação, agilidade e equilíbrio dinâmico, resistência de força e resistência aeróbia geral, antes e após quatro meses de intervenção. Os resultados apontaram de uma maneira geral uma manutenção nos níveis dos componentes da capacidade funcional. Os participantes do grupo atividade física geral obtiveram melhora dos resultados nos componentes: resistência de força, agilidade e equilíbrio dinâmico. Pode-se concluir que a prática de atividade física regular e sistematizada, independentemente da modalidade, pode ter influência positiva no desempenho funcional de idosos, podendo preservar sua independência e autonomia.

Keywords : Envelhecimento; Exercício físico; Aptidão funcional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese