SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue2The teaching of sport to chidren and youth: considerations about a forgotten phase of motor development author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

Print version ISSN 1807-5509

Abstract

CARMO, Everton Crivoi do; BARRETI, Diego Lopes Mendes; UGRINOWITSCH, Carlos  and  TRICOLI, Valmor. Estratégia de corrida em média e longa distância: como ocorrem os ajustes de velocidade ao longo da prova?. Rev. bras. educ. fís. esporte [online]. 2012, vol.26, n.2, pp. 351-363. ISSN 1807-5509.  http://dx.doi.org/10.1590/S1807-55092012000200016.

A estratégia de corrida tem sido apontada como um fator decisivo para o sucesso do atleta. Durante corridas de média e longa duração, a melhor estratégia será aquela capaz de poupar as "reservas fisiológicas", permitindo ao atleta terminar a prova no menor tempo possível. O controle da estratégia de corrida parece ser influenciado por fatores fisiológicos e psicológicos, que são ajustados constantemente durante a corrida, permitindo ao atleta determinar a intensidade do esforço. Diversas variáveis fisiológicas têm sido relacionadas aos ajustes da estratégia de corrida, no entanto, os resultados observados são controversos e foco de grandes discussões. Assim, a presente revisão tem como objetivo propiciar aos profissionais do esporte um melhor entendimento de questões como: 1) quais as melhores estratégias adotadas para determinado tipo de prova?; 2) como os ajustes da estratégia de corrida são realizados?; e 3) quais variáveis fisiológicas influenciam no controle da estratégia de corrida?

Keywords : Desempenho; Percepção de esforço; Economia de corrida.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese