SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue1Effects of temperature, light regime and substrates on the production and germination of Stenocarpella maydis pycnidiospores author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Scientiarum. Agronomy

On-line version ISSN 1807-8621

Abstract

GRISI, Patrícia Umeda; RANAL, Marli Aparecida; GUALTIERI, Sônia Cristina Juliano  and  SANTANA, Denise Garcia. Potencial alelopático de folhas de Sapindus saponaria L. no controle de plantas daninhas. Acta Sci., Agron. (Online) [online]. 2012, vol.34, n.1, pp. 1-9. ISSN 1807-8621.  http://dx.doi.org/10.4025/actasciagron.v34i1.11598.

O objetivo deste trabalho foi avaliar o potencial alelopático do extrato aquoso de folhas jovens e maduras de Sapindus saponaria (sabão-de-soldado) na germinação de diásporos e no crescimento de plântulas de capim-arroz (Echinochloa crus-galli) e corda-de-viola (Ipomoea grandifolia). O extrato aquoso foi preparado na proporção de 100 g de folhas secas e trituradas dissolvidas em 1000 mL de água destilada, produzindo-se o extrato considerado concentrado (10%). A partir deste, foram feitas diluições em água destilada para 7,5; 5,0 e 2,5%. No teste de crescimento de plântulas comparou-se o efeito desses extratos com o herbicida nicosulfuron. Os extratos de folhas maduras e jovens causaram atraso e redução na germinação dos diásporos e no comprimento das plântulas de capim-arroz e corda-de-viola, com efeitos mais intensos na concentração de 10%. No entanto, os resultados obtidos pelo extrato de folhas jovens foram mais similares ao efeito do herbicida, mostrando que o estágio de maturação da folha de S. saponaria interfere nos seus efeitos inibitórios e que esta espécie é eficiente no controle das plantas daninhas.

Keywords : alelopatia; Echinochloa crus-galli; Ipomoea grandifolia; sabão-de-soldado.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English