SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue1Germination and seedling growth of ornamental species of Passiflora under artificial shadeIn vitro growth of sweet potato fed with potassium phosphite author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Scientiarum. Agronomy

On-line version ISSN 1807-8621

Abstract

ASSIS, Kerlley Cristina de et al. Cultivo in vitro de Anacardium othonianum Rizz.: efeito da variação das concentrações dos sais e volumes do meio de cultura. Acta Sci., Agron. (Online) [online]. 2012, vol.34, n.1, pp. 77-83. ISSN 1807-8621.  http://dx.doi.org/10.4025/actasciagron.v34i1.10984.

O Anacardium othonianum Rizz. é uma espécie frutífera e medicinal nativa do Cerrado brasileiro. As plantas adultas distinguem-se das demais espécies do gênero existente nesse bioma em função do seu porte arbóreo. Sua exploração ocorre de forma extrativista e muitas vezes em caráter predatório. Sob esse contexto, a micropropagação tem dado significativas contribuições na propagação e preservação de caracteres de interesse em diversas espécies de plantas e, desta forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos de diferentes concentrações de sais e volumes do meio de cultura no cultivo in vitro de A. othonianum Rizz. No ensaio (I), testou-se dois meios de cultura (MS e WPM) e três concentrações de sais (100, 50 e 25%) dispostos em delineamento inteiramente casualizado. No ensaio (II), testou-se dois meios de cultura MS (50%) e WPM (100%) e cinco volumes de meio (10, 15, 20, 25 e 30 mL por tubo de ensaio) utilizando delineamento inteiramente casualizado, conduzido em arranjo fatorial 2 x 5. Após 30 e 60 dias de cultivo avaliou-se: porcentagem de sobrevivência de plântulas, comprimento médio de plântulas e folhas e, número médio de folhas e gemas por explante. Concluiu-se que os meios MS (50 e 25%) e WPM (100 e 50%) foram os mais eficientes na regeneração de plântulas. Foram observadas as melhores respostas no meio MS (50%) com volumes de 15 e 25 mL, desta forma sugere-se a utilização do volume de 15 mL visando maior economia.

Keywords : caju; cultura de tecidos; propagação in vitro.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English