SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue1Multiplication of embryogenic calli in Coffea arabica L.Soil surface spectral data from Landsat imagery for soil class discrimination author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Scientiarum. Agronomy

On-line version ISSN 1807-8621

Abstract

FRITSCHE-NETO, Roberto et al. Atualização da proposta de classificação dos coeficientes de variação para a cultura do milho. Acta Sci., Agron. (Online) [online]. 2012, vol.34, n.1, pp. 99-101. ISSN 1807-8621.  http://dx.doi.org/10.4025/actasciagron.v34i1.13115.

O objetivo desse trabalho foi fazer a atualização na proposta de classificação dos coeficientes de variação (CV) para a cultura do milho e avaliar a qualidade dos dados dos artigos mais recentes publicados no Brasil. Os CV das diferentes variáveis aleatórias foram obtidos a partir da consulta de 143 artigos científicos publicados de 2005 e 2010. As faixas de classificação dos (CV) foram baseadas na média (m) e no desvio-padrão (DP) da seguinte forma: baixo; médio; alto; muito alto. Todos os cv das variáveis aleatórias apresentaram distribuição normal. Foi possível observar que para a maioria dos caracteres avaliados houve uma grande diferença entre a classificação proposta e a de Pimentel-Gomes. Houve melhoria significativa na qualidade experimental na cultura do milho para os principais caracteres produtividade de grãos, alturas de planta e espiga, número de espigas por planta e peso de espigas comerciais, sendo a única exceção o peso de 100 grãos. Conclui-se que as faixas de classificação de coeficientes de variação têm que ser específica para cada variável, é necessária atualização periódica da classificação dos coeficientes de variação e nos últimos 15 anos, no Brasil, a qualidade da experimentação com cultura do milho teve uma melhora significativa.

Keywords : precisão experimental; delineamento experimental.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English